Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 29 de novembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (561) Com a morte do rei Clotário I, a dinastia merovíngia é continuada por seus quatro filhos, que dividem o Reino Franco: Cariberto I, Gontrão, Sigeberto I e Quilperico I;
- (1549) No dia 29 de novembro, tem início o conclave papal de 1549-1550, o maior da história em termos de cardeais eleitos;
- (1612) Tem início a Batalha de Suvali, que marca o fim do domínio português na Índia.
Espiritualidade
- (1633) São Vicente de Paulo e Luísa de Marillac fundam a Companhia das Filhas da Caridade, a primeira congregação religiosa feminina católica a ter vida apostólica. Também chamadas de vicentinas, as irmãs da comunidade dedicam-se ao cuidado aos pobres e aos doentes em todo o mundo.
Brasil
- (1824) No dia 29 de novembro, chega ao fim a Confederação do Equador, com a rendição das forças confederadas ao Exército Imperial do Brasil;
- (1832) O governo imperial promulga o Código de Processo Criminal do Império do Brasil, substituindo as antigas normas portuguesas em vigor desde o período colonial;
- (1927) É criado o Conselho de Defesa Nacional (CDN), órgão consultivo do presidente da República para assuntos de segurança nacional, política externa e estratégia de defesa.
Insólito
- (1847) Massacre Whitman: o casal de missionários norte-americanos Marcus e Narcissa Whitman, juntamente com 12 outros missionários, são mortos pelos índios Cayuse e Umatilla, no Estado de Washington.
Ciência & Tecnologia
- (1877) Thomas Edison demonstra seu fonógrafo pela primeira vez;
- (1896) O médico italiano Scipione Riva-Rocci inventa um método simples a fim de utilizar o esfigmomanômetro, um aparelho para medir a pressão arterial.
Trunfos
- (1929) Durante uma expedição à Antártida, o almirante norte-americano Richard Byrd torna-se a primeira pessoa a sobrevoar o Polo Sul.
Mortes
- (1642) André de Almada, jesuíta português nascido em 1570. Almada foi um dos principais intelectuais lusitanos dos séculos 16 e 17;
- (1924) Giacomo Puccini, compositor italiano nascido em 1858. Puccini é autor de obras consagradas como La Bohème e Turandot.
“A inspiração é um despertar, uma fuga de todas as faculdades humanas, e está manifestada em todas as grandesc conquistas artísticas”. Giacomo Puccini.