Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 3 de agosto na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1492) No dia 3 de agosto, Cristóvão Colombo zarpa do Porto de Palos de la Frontera, no Reino da Espanha, para a grande viagem do Descobrimento;
- (1778) Na Itália, é inaugurado o Teatro alla Scala com a ópera Europa Riconosciuta de Antônio Salieri;
- (1997) Na Nova Zelândia, é inaugurada a Sky Tower; à época, o prédio era a mais alta estrutura independente do Hemisfério Sul.
Brasil
- (1645) Invasões holandesas no Brasil: no dia 3 de agosto é deflagrada a Batalha do Monte das Tabocas, em Pernambuco; as forças luso-brasileiras surpreendem o exército da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, derrotando os invasores;
- (1961) O presidente Jânio Quadros institui o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais; o Brasil torna-se assim um dos primeiros países da América do Sul a investir em pesquisa espacial.
Empresas & Negócios
- (1900) Fundação da Firestone Tire and Rubber Company, gigante dos pneus;
Guerras
- (1914) Primeira Guerra Mundial: no dia 3 de agosto, a Alemanha declara guerra contra a França, enquanto a Romênia declara a sua neutralidade.
Esportes
- (1949) É criada a National Basketball Association; sediada nos Estados Unidos, a NBA é uma das principais organizações de basquete do mundo.
Ciência & Tecnologia
- (1958) No dia 3 de agosto, o USS Nautilus, o primeiro submarino nuclear do mundo, torna-se o primeiro a completar uma travessia submersa do Polo Norte.
- (1977) A empresa norte-americana Tandy Corporation anuncia o início das vendas do TRS-80, um dos primeiros computadores pessoais produzidos em larga escala.
Mortes
- (2008) Aleksandr Solzhenitsyn, escritor russo nascido em 1918. Laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, Solzhenitsyn usou a literatura para denunciar os horrores da censura e do combate às liberdades individuais praticados pelo regime comunista.
“Tenha apenas o que você sempre pode levar consigo: conheça idiomas, conheça países e pessoas. Deixe sua memória ser sua mala de viagem”. Alexander Solzhenitsyn.