Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 5 de setembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1494) No dia 5 de setembro, o Tratado de Tordesilhas é ratificado; o acordo entre Portugal e Espanha previa a divisão das terras “descobertas e por descobrir” entre ambos os reinos ibéricos;
- (1666) Chega ao fim o Grande Incêndio de Londres; as chamas destruíram mais de 10 mil prédios — incluindo a antiga Catedral de São Paulo —, mas apenas seis pessoas morreram.
Insólito
- (1698) O czar Pedro I da Rússia determina a cobrança de um imposto sobre barbas a todos os homens, exceto os membros do clero e o campesinato; o objetivo do monarca era “ocidentalizar” a nobreza russa;
- (1972) Massacre de Munique: “Setembro Negro”, um grupo terrorista palestino, faz 11 atletas israelenses de reféns durante os Jogos Olímpicos de Munique — Alemanha; dois israelenses morrem durante o ataque e nove são assassinados no dia seguinte.
Revolução
- (1793) Reinado do Terror: reunidos na Convenção Nacional Francesa, os jacobinos dão início ao período mais violento da Revolução Francesa.
Brasil
- (1850) No dia 5 de setembro, é criada a então Província do Amazonas.
Guerras
- (1914) Primeira Guerra Mundial: tem início a Primeira Batalha do Marne, quando as forças alemãs são repelidas por um ataque conjunto de franceses e ingleses nos arredores de Paris.
Política
- (1915) Início da Conferência Socialista de Zimmerwald, na Suíça; novas propostas para o avanço do Socialismo no mundo foram discutidas, depois do fracasso do movimento no contexto da Primeira Guerra Mundial.
Mortes
- (1803) Pierre Choderlos de Laclos, escritor e militar francês nascido em 1741. A principal obra de Laclos é o romance epistolar As Ligações Perigosas;
- (1857) Auguste Comte, filósofo francês nascido em 1798. O filósofo francês foi a principal inspiração ideológica da República Brasileira; é dele, por exemplo, o lema “Ordem e Progresso”;
- (1997) Madre Teresa de Calcutá, missionária católica nascida em 1910.
“Quer fazer algo a fim de promover a paz mundial? Vá para casa e ame a sua família”. Madre Teresa de Calcutá.
Quando os nazistas tomaram o poder, a primeira guerra já havia terminado. A batalha do Marne foi entre o império alemão e os franceses e ingleses.
Erro corrigido, André. Obrigado!