Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 6 de setembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
Mundo
- (1492) No dia 6 de setembro, a expedição de Cristóvão Colombo parte de La Gomera, nas Ilhas Canárias, seu porto de escala final antes da primeira travessia do Oceano Atlântico;
- (1522) Primeira viagem de circum-navegação: Juan Sebastián Elcano, membro da expedição de Fernão de Magalhães, chega ao Porto de Sanlúcar de Barrameda, Espanha, com apenas um navio e 18 homens;
- (1620) Os peregrinos ingleses partem do Porto de Southampton a bordo do Mayflower a fim de se estabelecerem na América do Norte.
Ciência & Tecnologia
- (1803) O cientista britânico John Dalton começa a popularizar o uso de símbolos a fim de representar os átomos de diferentes elementos.
Insólito
- (1901) No dia 6 de setembro, Leon Czolgosz, um militante anarquista desempregado, atira para matar William McKinley, presidente dos Estados Unidos, durante a Exposição Panamericana em Nova York.
Brasil
- (1922) Ocorre a oficialização do Hino Nacional Brasileiro, de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada;
- (2018) O então candidato à Presidência do Brasil Jair Bolsonaro é esfaqueado durante um comício de campanha em Juiz de Fora, MG.
Guerras
- (1944) Segunda Guerra Mundial: no dia 6 de setembro, os aliados libertam a cidade belga de Ypres.
Política
- (1991) Fim da União Soviética: o governo comunista reconhece a independência dos Países Bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia.
Mortes
- (1683) Jean-Baptiste Colbert, político francês nascido em 1619. Colbert administrou a economia da França à época do rei Luís XIV, quando o país tornou-se a principal economia da Europa;
- (1978) Adolf Dassler, empresário alemão nascido em 1900. Dassler fundou a empresa de artigos esportivos Adidas.
- (2007) Luciano Pavarotti, tenor italiano nascido em 1935.
“A grandeza de um país não depende da extensão de seu território, mas do caráter do seu povo”. Jean-Baptiste Colbert.