A garrafa de Coca-Cola com tampa amarela tem um significado específico, que pode mudar de acordo com o país.
No Brasil, por exemplo, as tampas amarelas da marca de refrigerante são usadas para indicar garrafas de plástico retornáveis.
Elas foram desenvolvidas pela empresa para diminuir a utilização de plástico e para cumprir as metas de Environmental, Social and Governance (ESG), ou seja, os objetivos “ambientais, sociais e de governança”.
O que fazer ao comprar uma Coca-Cola de tampa amarela
A ação começou em maio deste ano. O supermercado que vende Coca-Cola com tampa amarela é, na verdade, um ponto de compra e coleta de garrafas retornáveis.
Ou seja, o cliente pode comprar o refrigerante e devolver sua garrafa vazia ao mesmo estabelecimento. A garrafa é encaminhada outra vez à fábrica, onde passa por um processo sanitário e é enchida mais uma vez de Coca-Cola para voltar à comercialização.
Esse ciclo dura 15 vezes, em média, e leva o nome de “economia circular”. A Coca-Cola afirma que é “um conceito baseado na extensão de vida útil dos produtos”. O objetivo é intensificar o uso e facilitar a reutilização, informou a empresa, em comunicado.
Leia também
O significado da tampa amarela
Isso depende de cada país. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cor amarela indica à comunidade judaica que o refrigerante pode ser consumido durante a Páscoa dos judeus.
Na data religiosa, os judeus devem se abster de consumir alimentos “Chametz” — qualquer comida feita de grãos e água deixada a fermentar ou crescer. Em 1935, o rabino Tuvia Geffen pediu que a Coca-Cola voltasse a comercializar sua receita original, sem ingredientes fermentados.
Leia também
Por isso, a marca vende a receita original, com a tampa amarela, durante a Páscoa dos judeus.