O comunicador e radialista Raimundo Varela morreu, na madrugada desta quinta-feira, 7. Ele tinha 75 anos e estava internado em uma clínica em Salvador. A causa da morte não foi divulgada pela família.
A informação foi confirmada pela Record, emissora onde Varela ficou conhecido ao apresentar o programa Balanço Geral para o Estado da Bahia.
Ao site g1, o Gel Varela, filho do apresentador, disse que ele estava internado havia mais de dez dias e tinha entrado em coma.
Varela já vinha enfrentando problemas de saúde — que não foram especificados pela família — desde o início da pandemia da covid-19. Em 2006, ele passou por cirurgias de transplantes de fígado e de rim.
O corpo de Varela foi cremado no Cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana, em cerimônia fechada para familiares e amigos.
Quem foi o apresentador Raimundo Varela?
Conhecido popularmente como Varela, o comunicador nasceu em Itabuna, no interior da Bahia. Ele se mudou para Salvador ainda na infância.
Varela trabalhou como operário de uma fábrica de cimento, foi jogador de futebol, diretor de um clube social e taxista antes de se tornar apresentador e radialista.
A carreira na comunicação iniciou na TV Itapoan, então afiliada do SBT na capital baiana. Ele foi jurado do programa Show do Big Ben, em 1977. Em 1981, Varela foi um dos pioneiros do Balanço Geral e assumiu o cargo de apresentador do programa, na Bahia. Ele se tornou popular entre os telespectadores e ficou famoso pela frase “acorda para a vida”.
Em 1990, o apresentador foi para a Band, onde apresentou o programa esportivo Jogo Aberto. Ele voltou à TV Itapoan em 1997, depois de a afiliada passar a fazer parte da Record, e retomou a apresentação do Balanço Geral. O profissional deixou a apresentação da atração em 2020 e passou a atuar como comentarista, dando suas opiniões diretamente de sua casa.