A jornalista Elisa Veeck, apresentadora da CNN Brasil, usou o seu perfil no X, o antigo Twitter, para denunciar que teve a sua imagem utilizada em um anúncio falso de um aplicativo, semelhante a uma casa de apostas, criado por criminosos.
Na publicação, a comunicadora afirmou que a propaganda, em que aparece anunciando o suposto aplicativo atribuído ao jogador Neymar Jr., foi feita utilizado um aplicativo de inteligência artificial.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
“Não faço publicidade. Sou jornalista, âncora de telejornal, tenho responsabilidade por trabalhar com informação. Não sou eu na propaganda com Neymar”, avisou a âncora do Live, telejornal matinal da CNN Brasil.
Elisa Veeck também aproveitou para cobrar o X sobre quais são os filtros usados pela plataforma para evitar a circulação de propaganda enganosa. “Alô, X, qual é o filtro usado por você para combater esse tipo de crime de deepfake?”, questionou a jornalista.
Apresentadora da CNN não foi o único alvo de montagens
A apresentadora da CNN Brasil e Neymar não foram os únicos que tiveram a imagem vinculada aos novos anúncios fraudulentos que estão surgindo nas redes sociais. No último domingo (17), o Fantástico, da TV Globo, mostrou uma reportagem em que denunciou que golpistas estão usando a imagem de famosos e anônimos em propagandas falsas que funcionaram como armadilhas para atrair as vítimas.
Na reportagem, o programa destacou que além de usar o rosto, os criminosos também manipulam a imagem e a voz pessoas de famosas em anúncios geralmente impulsionados e direcionados para públicos específicos.
William Bonner, Luciano Huck, Dráuzio Varella, Marcos Mion, Sandra Annenberg e Ana Maria Braga foram algumas das celebridades que também foram vítimas da quadrilha.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste