A tentativa de assassinato contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump representa um momento terrível para a América, mas não é uma surpresa completa. É o que afirma o The Wall Street Journal em seu editorial deste domingo, 14.
De acordo com a publicação, a hostilidade política e a retórica odiosa têm aumentado a níveis de decibéis que, com muita frequência, no passado americano, levaram à violência e à tentativa de assassinato.
“Não é nada menos que um milagre que o Sr. Trump tenha evitado a morte por literalmente, uma polegada”, diz o jornal. “O ex-presidente não consegue deixar de pensar que a Providência desempenhou algum papel em poupá-lo, como Ronald Reagan teria pensado depois de ser baleado e sobreviver em 1981. O país também foi poupado do que poderia ter sido um ciclo furioso de retribuição.”
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
No entanto, um homem foi morto e outros dois ficaram gravemente feridos em um comício que deveria celebrar a lealdade política de Trump e sua participação democrática.
Serviço Secreto deve explicações sobre atentado a Trump
“O Serviço Secreto matou o atirador, mas a pergunta óbvia é como ele conseguiu chegar ao topo de um prédio perto o suficiente para poder dar aqueles tiros no ex-presidente”, afirma o The Wall Street Journal.
Os comícios de Trump são testes severos de segurança, mas o Serviço Secreto teve anos para saber como protegê-lo nesses eventos.
Leia também: “EUA: presidente da Câmara diz que vai conduzir investigação completa sobre caso Trump”
Não basta dizer que o atirador estava fora do perímetro de segurança dos detectores de metais e revistas de bolsas. As motivações do atirador — identificado pela polícia como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos — e possíveis cúmplices podem nos dizer mais sobre como ele conseguiu chegar perto do alcance do tiro.
“Mas os líderes do Serviço Secreto têm algumas explicações a dar”, diz a publicação”. A transparência na investigação será crítica para evitar a disseminação de teorias da conspiração na direita e na esquerda.”
Na noite de sábado, as redes sociais estavam cheia de fotos anti-Trump, dizendo que o tiroteio foi encenado para ajudar sua campanha.
Leia também: “Em ligação com apoiadores, Biden disse que era a hora de ‘colocar Trump no alvo'”
O presidente Joe Biden falou ao país de sua casa de fim de semana em Delaware, como deveria ter feito, e denunciou apropriadamente a “violência política”. O mesmo fizeram os líderes de ambos os partidos políticos. “Mas as declarações valerão pouco se não forem seguidas de uma mudança de comportamento e retórica”, acrescenta o jornal.
O atirador é o único responsável por suas ações. Mas os líderes de ambos os lados precisam parar de descrever as apostas da eleição em termos apocalípticos. A democracia não acabará se um ou outro candidato for eleito.
“O fascismo não nascerá se Trump vencer, a menos que você tenha pouca fé nas instituições americanas”, afirma o The Wall Street Journal.
Leia também: “Esquema de segurança de Trump é questionado depois de atentado”
“Concordamos com a declaração do ex-procurador-geral Bill Barr no sábado à noite: ‘Os democratas precisam parar com sua conversa grosseiramente irresponsável sobre Trump ser uma ameaça existencial à democracia — ele não é'”, acrescenta.
Depois deste sábado, os americanos estarão procurando por uma liderança estável e reconfortante. A foto do Trump levantando o punho enquanto era levado para fora do palco pelo Serviço Secreto com o rosto ensanguentado foi uma demonstração de fortaleza pessoal que ecoará pela campanha.
“Ninguém duvida de sua disposição para lutar, e sua declaração inicial na noite de sábado foi uma demonstração notável e encorajadora de contenção e gratidão”, diz o jornal.
Leia também: “Apoiador de Trump é morto em atentado”
Segundo a publicação, Trump conquistará mais americanos se disser a seus seguidores que eles precisam lutar pacificamente e dentro do sistema.
HOJE… esse movimento GLOBALISTA esta se mostrando o PIOR inimigo da Humanidade.. NÃO se ILUDAM…. é um movimento supra Estados Nacionais… é inimigo dos EUA da EUROPA da CHINA da RUSSIA e de todos os Estados Nacionais.
NA VERDADE o plano desses empresários É a GUERRA Nuclear. Uma fez detonada.. dos escombros, eles assumem!
É UM MOVIMENTO COORDENADO e Gogantesco de espectro GLOBAL através de células fundações e ONGs e paramilitares ou militares CHAVES na estrutura OTAN USA Europa e até na Russia e China.
EU Chamo esse grupo de poderosos e manipuladores de políticos e Nações de StarTreek!
O FATO É … Basta rastrear as contas que postaram o atentado como Fake… façam uma matriz… com essa matriz… façam os cruzamentos… FEITO isso… façam outro rastreamento do movimento “Vidas Negras Importam”…mesmo procedimento…vão fazendo essa metodologia e Chegaram nos culpados… os FINANCIADORES do DeepState APARELHADO da CIA FBI SNA Serviço Secreto e Departamento de ESTADO e DEFESA…
VAI Desembocar nos 2 maiores fundos de investimentos e nos CEO das Grandes Empresas que se utilizam desses Gigantescos Fundis para se alavancarem….
TEM de PASSAR o RODO nesses empresários.
A imprensa criou com afigura de Trump um espantalho fascista, racista. misógino, russófilo e outras infâmias. É claro que cedo ou tarde ia aparecer um “justiceiro!” para eliminar a ameaça. No Brasil acontece a mesma coisa com Bolsonaro e não será surpresa se ele sofrer outro atentado.