Depois de várias especulações, a Band definiu o futuro de José Luiz Datena. Em uma reunião nesta terça-feira, 29, que contou com a participação do presidente da emissora, Johnny Saad, a Band decidiu afastar o apresentador do Brasil Urgente, programa que Datena apresentou por mais de 20 anos.
Datena tem contrato com a Band até o final de novembro. Antes de deixar a emissora em junho, para ser candidato a prefeito de São Paulo pelo PSDB, o jornalista acertou um novo contrato de dois anos, a partir de dezembro. Ele também aceitou uma redução de salário de 80%
Datena e Band entram em acordo
Na reunião de terça, empresa e apresentador combinaram uma nova conversa para janeiro de 2025. Assim, pretendem discutir principalmente a criação de um novo programa. O conteúdo seria na área de entretenimento. Ao telejornal policial, a emissora confirmou oficialmente que ele não volta mais.
A Band anunciou: “Em comum acordo, o comunicador deixa a apresentação do Brasil Urgente, atração que comandou com maestria e grande audiência e que agora segue com seu filho Joel Datena”.
Jornalista queria deixar programa
Deixar o Brasil Urgente era um desejo do próprio Datena, que entregou o comando do programa para o seu filho, Joel Datena. O apresentador vinha se queixando de cansaço e, principalmente, de ameaças que recebia de supostos bandidos.
A candidatura dele à Prefeitura de São Paulo também gerou problemas dentro da Band. Setores da empresa diziam que ele não deveria mais voltar ao telejornal. Depois de desistir quatro vezes de se lançar candidato, Datena teve sua campanha marcada por uma cadeirada em Pablo Marçal, em debate da TV Cultura.
Agressão a Marçal ‘queimou’ imagem de Datena
A agressão afetou primeiro o desempenho de Datena nas pesquisas e, depois, no resultado final. Se, em determinado momento da campanha, pesquisas eleitorais lhe davam chances de vitória dentro da margem de erro técnico, o fim das eleições reservou ao tucano a quinta colocação e menos de 2% dos votos.
Para seus críticos na Band, o episódio manchou a reputação do jornalista. Com isso, seria arriscar demais com a sua volta ao Brasil Urgente. Afinal, o programa tem a missão de, primeiro, alavancar a audiência para o Jornal da Band, que vem em seguida na programação noturna.
Sem titular, programa perde audiência
O Brasil Urgente perdeu audiência nas primeiras semanas depois do afastamento de Datena em razão das eleições. O quadro, contudo, se estabilizou com a chegada de Joel Datena. Com médias em torno de 3 pontos na Grande São Paulo, o conteúdo segue abaixo do índice do ex-titular, mas vence o SBT na disputa pelo terceiro lugar, segundo o serviço de monitoramento da Kantar Ibope.
+ Leia mais notícias de Imprensa na Oeste
Dá pena…
A Band se livrou de uma grande porcaria, simples….