A marca de geladeiras Brastemp acusou a LG de plágio, ao afirmar que a concorrente copiou um de seus comerciais. A marca identificou semelhanças entre a campanha da LG e a sua, especialmente no conceito criativo.
A Whirlpool Corporation, grupo que detém a marca Brastemp, recorreu ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
A campanha da Brastemp, chamada “Porta de Geladeira”, destacava memórias afetivas dos consumidores com fotos e bilhetes nas portas dos refrigeradores.
Com grande sucesso, a campanha voltou ao ar em abril do ano passado, no mesmo período em que a LG lançou sua campanha. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a Brastemp considerou essa ação uma tentativa de confundir os consumidores e declarou falta de originalidade no anúncio da concorrente.
Defesa da LG sobre acusação da Brastemp
Em sua defesa, a LG alegou que o uso de temas nostálgicos em propagandas não era exclusivo e já havia sido utilizado por outros no mercado.
No entanto, a tentativa de conciliação no Conar não teve sucesso. O relator de primeira instância emitiu uma liminar que suspendeu o vídeo da LG nas redes sociais.
+ Leia mais notícias da Imprensa em Oeste
No julgamento, o Conar decidiu por unanimidade que o comercial da LG deveria ser retirado do ar. O conselho justificou que a campanha da marca sul-coreana apresentava características criativas muito similares às da Brastemp.
O risco de confusão entre os consumidores, em razão da concorrência direta entre as duas marcas, foi um dos principais fatores para a decisão. A LG recebeu uma advertência, além da suspensão do comercial.
Recurso da LG e decisão final
Depois dessa medida, a LG apresentou um recurso ordinário, reafirmando seus argumentos de ausência de plágio.
Contudo, o relator de segunda instância manteve a decisão inicial. Ele afirmou que “os contextos de roteiro, ambientação, direção de arte e ilustração das duas campanhas estão muito assemelhadas”.
Confira abaixo o comercial da Brastemp.