Na sexta-feira 26, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu um churrasco no Palácio da Alvorada. A festa reuniu magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF), líderes partidários e ministros de Estado.
Merval Pereira, colunista do jornal O Globo, criticou o encontro em artigo publicado neste domingo, 28. “Não causou espanto pela frequência com que ministros do Supremo se encontram em Brasília com políticos, advogados e empresários em reuniões informais, mesmo quando esses respondem a algum processo que está ou poderá estar em votação no STF.”
Conforme o colunista, entre os assuntos discutidos no churrasco estava a política ambiental do governo, que foi modificada no Congresso na última semana, causando uma derrota para Lula e seus ministros. “O caso pode parar no Supremo, mas essa possibilidade não inibiu os ministros”, afirmou o jornalista.
Entre os magistrados que participaram do churrasco estavam Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. “Considerado o mais influente ministro do Supremo, Gilmar Mendes encontrou um concorrente à altura em manobras de bastidores no ministro Alexandre de Moraes, assim como já tivera no ministro Luis Roberto Barroso um constitucionalista de saber tão reconhecido quanto o seu”, escreveu o colunista. “Essa promiscuidade brasiliense não é prerrogativa da nossa capital, embora a discrição seja maior na maioria dos países.”
Moraes, o “poderoso de Brasília”
O jornalista ainda afirma que Alexandre de Moraes é o novo poderoso de Brasília, com o destaque que tem tido suas ações, “muitas vezes contestadas, mas indubitavelmente relevantes para a defesa da democracia.”
“Movimentou-se para que as duas vagas abertas no Tribunal fossem preenchidas por indicações suas, o que aconteceu em tempo recorde. Num dia, Moraes teve um almoço com o presidente Lula, no dia seguinte os dois advogados estavam nomeados. Moraes agora controla totalmente o plenário do TSE, o que o transforma em um poderoso partícipe do jogo político de Brasília.”
“Antes mesmo de ter conseguido nomear dois advogados ligados a ele, Alexandre de Moraes já conseguira a condenação, por unanimidade, do ex-promotor da Lava-Jato Deltan Dallagnol, que perdeu seu mandato de deputado federal no TSE. Além do voto de relator, os demais ministros levaram cerca de 1 minuto para condená-lo, votação tida como articulada por Alexandre de Moraes, que queria uma decisão sem dissidências para fortalecer o tribunal. Pelo menos um ministro garantiu a Dallagnol que votaria a seu favor, mas mudou de ideia.”
Promiscuidade em Brasília, que a empresa a qual ele faz parte ajuda a manter. Parece até que ele não tem nada a ver com isso, a síndrome do jornalista limpinho…aff.
E o que nós, simples cidadãos, pagadores de impostos, podemos fazer?
Promiscuidade a luz do sol.
Em nenhum lugar do mundo esta promiscuidade seria aceita. So aqui mesmo onde quem manda são os ministros Justiceiros.
O Congresso e as FA estão comendo mosca.
Pior do que o churrasco oferecido pelo “presidente”, é a falta de vergonha, dos ministrecos que aceitaram esta esculhambação.
Isto é um escárnio…..
Como diz nossa querida jornalista Ana Paula: “too little, too late”!
Promiscuidade “em” Brasília e não “de” Brasília.
Sou brasiliense e já não me abalo com tantas ofensas à minha querida cidade, sem que ela tenha culpa desses pilantras serem eleitos em seus estados e virem para cá fazer o que fazem.
O pessoal de Curitiba ficou “bravo” pelo que o Gilmar Mendes falou sobre Curitiba “ter germe do fascismo”. Não se preocupem, curitibanos. Sua cidade é linda e uma referência de democracia e cidadania.
Usam o dinheiro do povo para conspirar contra ele. Isso vai acabar mal.
Esse Merval Pereira deveria ter vergonha profunda na cara e ficar calado, em vez de fazer discurso de maria arrependida !!
Jornazista marrom !!!
O mais curioso é ver que no governo anterior, se o Bolsonaro soltasse no seu gabinete um pum, o consórcio da mídia marrom podre, liderado pela Globolixo, corria para sentir o aroma do gás e independente do odor exalado, plantava nos seus tabloides e noticiários de mentiras que, “Bolsonaro peidou no seu gabinete e desrespeitou o estado democrático de direito, devendo ser pedido o impeachment do seu mandato, e bla, bla, e bla….
Hoje o presidente em exercício, convida em plena sexta feira (dia útil de trabalho para qualquer cidadão responsável ) os seus amigos de partido e o consórcio de mídia marrom podre, nada comenta, a não ser divulgar notinhas de encontros sociais da elite, patrocinadas com dinheiro público ??
De fato, os tempos são outros.
Esse churrasco da sexta-feira patrocinado com dinheiro público pelo Luiz Inacio aos seus comandados nada mais foi que a comemoração da derrubada do Deltan, como vingança da quadrilha que tomou o poder.
Nossa Democracia está morrendo à cada dia. O nome de Rodrigo Pacheco ficará marcado como a pessoa que, com sua omissão inacreditável, possibilitou isso.
O mesmo se diga do Presidente da Câmara…
Está bem claro que o churrasco de abóbora, ops! picanha foi pra comemorar a “derrota” do Dalagnol…
Discurso ensaboado
Imaginem se em outros tempos um outro Presidente ousasse tomar um café com quer Ministro do STF… Impeachment seria o mínimo que este nojento consórcio de mídia estariam pedindo. Agora este hipócrita e imbecilizado Merval Vendido Pereira vem dizer que acha promíscuo este encontro. Promíscuo foi o que a mídia fez e faz com o ex-presidente. Agora defender o Xandão dizendo que ele está defendendo a democracia, é ser muito covarde e sem escrúpulos. Como dizem: quem tem úc tem medo.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🤜🏻🤛
Aguradem, fazedores de L. Vai sobrar pra todos, até os melancias das frouxas armadas.
Rezo por isso todos os dias
Não adianta mais Merval…você fez o seu belo cocô, sentou em cima esfregou bem nas calças! Fica com a globolixo aí pra vocês todos que fizeram o “ele”! Agradecemos penhoradamente vossas prezadas ausências no ibopinho!
Uma vergonha esta suprema corte! Sempre articulando contra a nossa democracia! Bastava o senado derrubar um, pra por ordem na casa, tudo em nome desta agenda 2030, espero que outros países consigam enterrar esta agenda 2030.
Merval está com o manjado discursinho de virgem na zona.
Merval Pereira é um dos GRANDES RESPONSÁVEIS POR ESSE ESTADO DE COISAS QUE ESTAO POR AÍ!
DESDE QUANDO PESSOAS QUE JAMAIS TIVERAM SEQUER UM VOTO POPULAR PODEM PARTICIPAR DE FESTINHAS PATROCINADAS POR MEMBROS DO PODER EXECUTIVO? ENCONTROS NO EXTERIOR PATROCINADOS POR
EMPRESÁRIOS REJEITADOS POLITICAMENTE QUE BENEFÍCIOS PODEM TRAZER PARA O POVO?
Os ratos e ratazanas peçonhentos se apossaram totalmente do país. Só um milagre.
Mas é evidente que esse encontro tem o mal como assunto principal. Os poderes devem aer armonicos mas dentro da legalidade. Depois das declaracoes do Perdeu Mané e Missao dada , missao cumprida tudo pode acontecer. Inclusive a interpretacao distocida da constituicao.
“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.” Maquiavel
É só liberar umas verdinhas para a Rede Globo que este jornalista escreverá o que os donos do poder querem que ele escreva.
Mas agora????? Agora Inês é morta!
Volta pra tua cela dentro do calabouço da sua emissora fascista!
Agora é tarde, organizações globo apoiaram abertamente a eleição do lula, Agora não pode reclamar,todos já sabiam disso, já tivemos experiências anteriores,Faz o L!
UÉ, QUEREM ACABAR “AGORA” COM O TESTE DO SOFÁ ??? !!!!!
Com certeza se esses inúteis jornalistas do Consorcio liderados por esse tal Merval fossem ao menos transparentes e honestos defendendo o voto impresso e não destilando ódio ao governo Bolsonaro, seguramente não viveríamos nessa trágica “democracia”. Ainda assim, por muito pouco Bolsonaro seria reeleito e seguramente as autoridades estariam respeitando a verdadeira democracia.
c
Só que um juiz não deve ser “partícipe” do jogo político, por isso não é eleito e tem a estabilidade que tem. Uma aberração, um flagrante desvio de função que o blogueiro glamoriza.
Esse Merval apoiou a eleição de Lula, portanto, ele deveria é ficar calado.
Não adianta ficar agora tentando passar um ar de imparcialidade, ninguém acredita.
Quem apoia bandido, bandido é.
O mais impressionante é que isso deveria ser considerado uma “promiscuidade” por 100% dos brasileiros que não fazem parte da carreta furacão, e não é…
Total promiscuidade do Estado brasileiro.
Foi cobrar a recompensa pela cabeça do Dallagnol, se duvidar o próximo passo é trocar a do Moro por escolhidos no STF.
Onde esse picareta estava quando Barroso fez lobby no congresso para impedir a aprovação do voto impresso? E quando Barroso foi conspirar contra o governo Bolsonaro em NY,onde estava ele? E quando Xandão interferiu no processo eleitoral com decisões absurdas que favoreciam explicitamente o candidato Lula? E onde estava esse hipócrita quando jornalistas e influenciadores de direita foram perseguidos e presos a mando do STF?
Nada além de ratos condenados ao fogo.
Merval Pereira: É uma pena que pessoas que poderiam prestar serviços relevantes ao Brasil, para tanto bastando se manifestar com a dignidade de suas posições isentas de interesses pessoais, não, não vão além de medíocres conspiradores para levar o Estado para o lado de seus interesses particulares. Triste constatação de um povo que despertou e se nega a adormecer novamente!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🤜🏻🤛