publicidade
Imprensa

COP30 irá ter caos logístico, diz The Economist

Publicação britânica cita falta de estrutura, calor extremo e preços abusivos como entraves à realização do evento no Pará

Polígono da COP30 em Belém, no Pará | Foto: Augusto Miranda/Agência Pará
Polígono da COP30 em Belém, no Pará | Foto: Augusto Miranda/Agência Pará

A revista The Economist, uma das publicações mais influentes do Reino Unido, publicou nesta quarta-feira, 10, uma reportagem crítica sobre a escolha de Belém como sede da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), marcada para 2025. O título da matéria já antecipa o tom da análise: prepare-se para uma “COP caótica”.

Logo nas primeiras linhas, a revista descreve Belém como uma cidade com infraestrutura limitada. O texto menciona buracos nas ruas, calor excessivo e esgoto a céu aberto como parte do cenário urbano. A falta de saneamento básico também ganha destaque: cerca de 40% das residências não possuem rede de esgoto, segundo a reportagem.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

“Belém é uma cidade esburacada na Amazônia brasileira, quente, pontilhada de esgoto a céu aberto e com escassez de leitos de hotel”, diz o texto. “Cerca de 40% de suas casas não têm rede de esgoto. E em novembro sediará a COP30, a cúpula do clima da ONU deste ano, que certamente será um caos.”

COP30 enfrenta escassez de hospedagens

A escassez de hospedagem aparece como um dos maiores obstáculos. Belém conta com aproximadamente 25 mil leitos, enquanto a estimativa de público gira em torno de 50 mil visitantes. A revista cita a adaptação de escolas e quartéis como alternativas de última hora. Motéis também foram listados como opções temporárias de estadia.

Além da limitação física, o custo assustou os analistas internacionais. Um quarto simples, de padrão inferior, foi anunciado por quase US$ 10 mil por noite — o equivalente a mais de R$ 60 mil. O dado ilustra, segundo a The Economist, a falta de controle sobre o mercado hoteleiro local.

A reportagem encerra com uma reflexão sobre o simbolismo da COP30. Para a publicação, a conferência em Belém escancara o paradoxo amazônico: promover o desenvolvimento enquanto se preserva o meio ambiente.

Para a revista, a Amazônia representa “as escolhas difíceis a serem feitas entre crescimento econômico e proteção ambiental.”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.