O apresentador José Luiz Datena estreia no SBT nesta segunda-feira, 9. O jornalista assume o programa policial Tá na Hora, até então apresentado por Marcão do Povo na faixa das 17h30, de segunda à sexta-feira.
Nas redes sociais, Datena revelou que trabalhar na emissora de Silvio Santos é a realização de um sonho. O jornalista passou 23 anos à frente do Brasil Urgente, na TV Bandeirantes. Antes disso, de 1998 e 2003, apresentou o também policial Cidade Alerta, na Record.
Filiado ao PSDB, Datena concorreu à Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2024, campanha marcada por uma atitude negativa por parte do apresentador. Durante um debate na TV Cultura, o apresentador arremessou uma cadeira contra o também candidato Pablo Marçal (PRTB).
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Na ocasião, Datena protagonizou o pior desempenho da história do PSDB nas eleições municipais da capital paulista. Com apenas 1,8% dos votos, ele perdeu até mesmo para brancos (3,8%) e nulos (6,7%). Ao término da corrida eleitoral, o jornalista anunciou o fim de seu contrato com a Band, em decisão conjunta.
Datena tem histórico de agressões físicas
O jornalista José Luiz Datena tem um histórico de agressões físicas ao longo de sua carreira. Em 2009, ele utilizou uma cadeira para agredir o apresentador Gilberto Barros, em uma churrascaria de São Paulo. Barros teria ido cumprimentar o jornalista, que se levantou e começou a xingá-lo.
“Ele começou a me xingar e a me empurrar”, contou Barros ao jornal O Estado de S. Paulo. “Ele gritava coisas horríveis, palavrões, e fiquei atordoado. Datena me empurrou e cai no chão. Não contente, o filho dele me deu chute, enquanto ameaçava jogar uma cadeira em cima de mim.”
Gilberto Barros disse que, naquela semana, havia dado uma nota baixa ao apresentador em um programa da Record TV. “Estava em um desses quadros de dar notas a pessoas famosas, e dei nota 5 ao Datena, mas só para brincar”, disse o apresentador. “Enchi ele [sic] de elogios no programa, disse que ele só se fazia de mau, que ele tinha um grande coração. Veja só o que aconteceu?”
Invasão de estúdio
Em agosto de 2010, Datena invadiu um estúdio e desferiu um soco no rosto de Milton Neves. O caso ocorreu durante uma edição ao vivo do programa Domingo Esportivo, apresentado por Milton na Rádio Bandeirantes. O jornalista ouviu declarações a seu respeito e invadiu o local aos gritos: “Que merda é essa que você fala?”, indagou. “Que merda é essa aí, cara? Que merda é essa?”.
A Band interrompeu a transmissão do programa de rádio. Segundo o jornal O Dia, Datena agrediu fisicamente Milton Neves e um operador de áudio, que tentou separar a briga. A emissora afastou o apresentador do Brasil Urgente por dois dias.
Além das agressões físicas, Datena acumula desentendimentos com colegas da imprensa. Já chamou, por exemplo, o apresentador Luiz Bacci, da Record TV, de “calhorda” e “covarde”. Além disso, disse que Gugu Liberato chegou a lhe “encher o saco”.
Leia mais:
Leia também: “O fim do PSDB”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 210 da Revista Oeste
A decadência da tv aberta brasileira e sua dança de cadeiras …