O PSDB passou a ter somente um senador filiado ao partido. A sigla divide com o Novo o título de menor bancada partidária do Senado. Líder da legenda na Casa, o senador Izalci Lucas (DF) oficializou sua saída da sigla rumo ao PL, confirmando um movimento de aproximação já esperado desde o ano passado. Restará somente Plínio Valério (AM), que preside o diretório estadual tucano no Amazonas e, constantemente, recebe convites para migrar a outros partidos.
A decadência tucana ilustra um fenômeno mais abrangente, em minha opinião. Ela representa a crise no teatro das tesouras. Muito se fala da polarização na política, mas caberia perguntar: a polarização, em si, é mesmo o problema? Se, do outro lado, há uma quadrilha de comunistas corruptos tentando transformar o Brasil numa Venezuela, ser veemente contrário a tal projeto não é uma obrigação de todo e qualquer democrata e patriota?
Esses dias passou pela minha rede social um vídeo de Aécio Neves condenando a polarização em nosso país e se oferecendo como alternativa. Aécio Neves! Aquele do áudio vazado em conversa com Joesley Batista, em que pede R$ 2 milhões para pagar sua defesa na Lava Jato e, ao combinar como pegar o dinheiro, “brinca” que se não for entre os dois direto “tem que ser um que a gente mata ele antes dele fazer delação”. Essa é a esperança contra o petismo?
Geraldo Alckmin, outro grande nome do tucanato, é hoje o vice-presidente de Lula. O mesmo que denunciou que o ladrão queria voltar à cena do crime, que destruiria o país. Assim são os tucanos, de forma geral. E este é o principal motivo da decadência do PSDB: o brasileiro acordou para o fato de que a turma social-democrata não é realmente oposição ao socialismo petista. O povo experimentou um governo de direita, e não quer mais a falsa oposição ao PT.
Não nego que haja um legado razoável do PSDB em sua passagem pelo governo federal ou pelos governos estaduais. O partido tinha bons quadros técnicos, economistas com algum viés liberal, que foram responsáveis por avanços institucionais como o Plano Real. Concedi uma entrevista ao ex-senador Arthur Virgílio Neto nesta semana e falamos desse tema. Ele falou com orgulho de suas décadas dedicadas ao partido e ao Brasil, elencou algumas conquistas importantes, mas admitiu que não enxerga hoje, no PSDB, o mesmo DNA de antes, e por isso mesmo saiu do partido.
A farsa é grotesca demais para permitir qualquer seriedade em quem dela participa. Ninguém sério, afinal, “faz o L” para salvar democracia alguma
A queda do PSDB ilustra a crise do “isentismo”. Vale também para o jornalismo: aqueles nomes que ganharam destaque ao criticar o PT durante os longos 14 anos de poder amargam falta de engajamento e credibilidade hoje. Eles passaram a demonizar Bolsonaro e, na melhor das hipóteses, simular uma falsa equivalência moral entre o ex-presidente e Lula. Muitos desceram do muro do lado esquerdo mesmo, caindo direto no colo do PT. Denunciavam o país dos petralhas e a década perdida com o PT, e hoje bajulam os corruptos socialistas. Tornaram-se, assim, irrelevantes perante o público.
Num país em que o próprio STF agiu para resgatar o ladrão e colocá-lo novamente na cena do crime, como diria Alckmin, e em que todo esse teatro foi feito com a cumplicidade da velha imprensa sob o pretexto de “salvar a democracia”, quem banca o “imparcial” é parte do problema, não da solução. E isso, vale notar, independe do que o sujeito pense a respeito de Jair Bolsonaro. A farsa é grotesca demais para permitir qualquer seriedade em quem dela participa. Ninguém sério, afinal, “faz o L” para salvar democracia alguma.
Lula é o maior bajulador de ditadores comunistas do planeta, além de líder de uma quadrilha que assaltou o Estado nacional. Não obstante, vários tucanos fazem cara de paisagem na hora de avaliar sua trajetória. Como respeitar essa postura? Há espaço, em democracias, para a social-democracia de esquerda que os tucanos defendem, sem dúvida. A necessidade de fazer concessões é parte necessária da política, a arte do possível. Precisamos de moderados, de quem sabe construir pontes, de quem adota o diálogo construtivo com as várias vertentes ideológicas. Não nego nada disso. Mas o que isso tem a ver com defender um safado autoritário, mentiroso compulsivo, responsável pela destruição do nosso país num passado recente?
O tucanismo, portanto, é mais uma forma de ser do que a filiação partidária. Muitos debandaram do PSDB, mas seguem “tucanos”. São aqueles que sonhavam com uma “terceira via” na última eleição, sendo que todos os nomes aventados como possibilidade nesse caminho do “meio” acabaram fechando com o PT. João Amoêdo, o “liberal” que fundou o Novo, talvez represente com perfeição a essência do tucanismo: nasceu para servir de instrumento do PT, enquanto finge fazer “oposição construtiva” aos companheiros de Maduro.
O Brasil de hoje não permite mais espaço para esse tipo de postura. Corremos um risco muito sério de virar uma ditadura comunista, como a Venezuela admirada por Lula. E os “tucanos” participam do teatro que simula normalidade institucional e ainda trata como paranoico e radical quem ousa denunciar o perigo. O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Francisco Joseli Parente Camelo, por exemplo, disse que o comunismo acabou com a queda do Muro de Berlim, na Alemanha, em 1989, e que a esquerda quer “um Brasil melhor, mais solidário” e “mais próspero”. Camelo ainda disse que “jamais viu o presidente Lula como um comunista” e condenou a associação que se faz entre esquerda e comunismo.
É por figuras assim que o Brasil vem sendo destruído. Não se contemporiza com o mal. Não é possível aceitar tranquilamente o que vem acontecendo em nosso país. Diante de comunistas corruptos só há uma alternativa: resistir. Os “tucanos” em geral não pensam assim. E é por isso mesmo que o PSDB está minguando e com o risco de desaparecer.
Leia também “O crime da crítica”
Concordo Constantino e acho até que os arquitetos desse plano diabólico de descondenar LULA, aplaudir o STF e tornar Alckimin vice presidente para derrotar BOLSONARO e o nosso pais, foram os TUCANOS, porque seria impossível tal feito somente pela esquerda e extrema esquerda brasileira.
Lembro aos 78 anos que fui tucano desde a fundação do partido até 2019 ano que se revelaram maus-caracteres, os tucanos FHC, DÓRIA, JEREISSATI, economistas, juristas e ESTADÃO. Destilaram muito ódio ao excelente governo Bolsonaro que com pandemia e oposição ferrenha do judiciário, conseguiu bons resultados como a Reforma Previdenciária, MP 871 (combate às fraudes na previdência), Marco Legal do Saneamento, saneamento de estatais, enfim o desejo dos verdadeiros tucanos Montoro e Covas.
Creio que grande parte dos condenados pela farsa do 8 de Janeiro, foram tucanos no passado que como eu acreditava serem sérios e competentes, e hoje humilhados até por aquele super católico Alckimin que subiu no altar da igreja em homenagem a Flavio Dino principal articulador dessa farsa, para dizer a seguinte demência: “quis o destino que Flavio Dino fosse o Ministro da Justiça e Segurança na hora certa e no momento certo para ajudar a salvar a democracia e evitar o golpismo”.
Como consegue dormir esse cristão?
Excelente. Aliás, como de costume. Constantino é um CRAQUE.
Sobre a opinião do Camelo, talvez fosse prudente, auscultar o que pensa o seu parente Dromedário.
O PSDB ERA POR AÇÃO DO FERNANDO HENRIQUE UM PT CAMUFLADO, HOJE NÃO É NADA…NADA…NADA.
O desejo da população brasileira não é que mingue todos esses partidos de esquerda, o desejo é que essa esquerda brasileira desapareça junto com toda essa justiça e melancias da cúpula das FFAA, todos são comunistas terroristas genocidas ladrões que por dinheiro destrói o país e a própria alma
Exatamente, Constantino. Chegar ao ponto de apoiar um corrupto comunista, como é o Lula, é o fim do poço.
O PT foi ungido a partido político em 1980 a partir dos sindicatos comandados por Lula nos anos 1970.
O PSDB surgiu em 1988 com Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Afonso Arinos, Franco Montoro, José Richa…
A ideia era trazer para o país a social democracia praticada nos países escandinavos em um Brasil totalmente desorganizado politicamente e com a economia com hiperinflação.
Fizeram escolhas erradas e hoje colhem os frutos.
O PT respira com sua ainda forte base nas universidades e nas estatais, principalmente Petrobras, onde o descondenado irá lutar com todas as armas para impor o interesse do seu grupo.
Excelente!
Já vai tarde, mas conseguiu enganar uma boa parte da população, principalmente em São Paulo. De braço do PT virou agora um puxadinho.
Infelizmente o Brasil está indo ladeira abaixo.
São a maioria de políticos corruptos, sem ideologia, vendidos, sem caráter ou moral.
Pergunto para que tantos partidos? Existe tantas ideologias politicas e formas de governo?
Ou é simplesmente os interesses dos presidentes de partidos abocanhar s altos valores do Fundo Partidário, que são milhões de R$ do nosso dinheiro, os pagadores de impostos.
Acredito que deveria acabar com esta vergonha,
Os partidos políticos tem que ser mantidos por seus associados, correlegionários, simpatizantes, etc…
Infelizmente o Brasil está uma bagunça só.
Este Desgoverno recheado de COMUNISTAS, CONDENADOS, EX CONDENADOS, TERRORISTAS, CORRUPTOS, ETC… Está fazendo barbaridades todos os dias.
Os culpados desta situação: A maioria do povo brasileiro que votou no LULADR#*, o Congresso Nacional que se omite de suas funções de fiscalizar o Judiciário (STF), de Legislar .(QUE É SUA FUNÇÃO), deixando que o STF legislar em seu lugar (CRIANDO LEIS, PORTARIAS, INQUÉRITOS, JULGANDO PESSOAS SEM FOROS ESPECIAIS, PRISÕES SEM JULGAMENTOS E CONDENAÇÕES, ETC…).
Mas, como confiar em um Congresso em que a maioria dos parlamentares estão com o RABO PRESO no STF, com processos, inquéritos, denúncias, sindicâncias, tudo engavetado, postergado, adiado pelo STF para ter os parlamentares sob seu julgo.
Os Senhores Parlamentares têm que tomar consciência que foram eleitos para LEGISLAR e não passar esta função ao Executivo e Judiciário. (AS LEIS CONSTITUCIONAIS VÁLIDAS SÃO AQUELAS CRIADAS E APROVADAS PELO LEGISLATIVO), as demais são inconstitucionais.
Que tal algum parlamentar apresentar um Projeto de Lei para inserir na Constituição, com artigos e parágrafos, etc… Criando: Conselho, Tribunal, Comissão, Colegiado, Etc… Para FISCALIZAR, MONITORAR, VERIFICAR, INVESTIGAR, etc… As contas, os excessos, suas prerrogativas, abusos de poder, inserções em outros poderes, etc…
Este Órgão com poderes de JULGAR, PRENDER, DEMITIR, AFASTAR, APOSENTAR ETC…
Seria formado por 11 ou 15 membros de todo Brasil, ESCOLHIDOS POR SORTEIO PELOS NÚMEROS DO CPF, sem indicação de ninguém (Seria inserido o CPF de todos os possíveis sorteados em todo território Nacional). Não seria necessário ser efetivo, permanente ou vitalício, para não gerar mais despesas para a nação.
Esse órgão seria convocado pelo Senado, Câmara Federal ou Congresso Nacional, sempre que houvesse a necessidade.
Os membros seriam composto por: 02 membros STM, 02 Desembargadores Federais, 02 Desembargadores Estaduais, 02 Senadores, 02 Deputados Federais e 03 Juízes Estaduais.
As Remunerações seriam as diárias normais para os deslocamentos e acomodações já previstas na legislação (Ou que tenha algum ajuste nestas despesas). Que seria somente durante o evento.
É uma opinião.
É vergonhoso ver um Congresso Nacional, eleito pelo povo, se submeter aos caprichos de um membro do STF.
O PSDB é a vaquinha de presépio da extrema-esquerda brasileira, sempre à espera de alguma migalha que lhe caia aos pés.
Well done Constantino!
E nessa turma há bons exemplos, como Mara Gabrili, Joice, Doria, …. responsáveis por este desaparecimento.
A Gabrili é mais falsa que nota de trinta reais. É também muito amiga e apoiadora do famigerado Pacheco.
O PSDB ja era. Partido de gente mesquinha e passapanista do sistema. Vergonha de constatar que votei por anos neles.
Quem é Geraldo Alckmin, quem é Aécio Neves?duas figuras políticas falidas.Nosso vice-presidente parece um fantoche, ficou desempregado e se uniu ao PT com um discurso de doido. Aécio não emplaca nem para vendedor de quitanda. O neto de Tancredo,faliu politicamente. O PSDB caiu em um poço sem fundo,eram vermelhos e oportunistas.
É isso mesmo Constantino. Muito bem. É um disfarce que já beira a insignificância. Essa turma acha que num país do tamanho do Brasil há que se “pensar” como ela. Aqui não será uma Venezuela/Rússia/Cuba/Nicarágua, nunca! Nós resistiremos e meteremos o pau até o fim!
Não! É clãro que ninguém em sã consciência permite mais essa nojeira nefasta! Mas infelizmente independentemente de que ldo estaja a população, um coisa é inegável: quase 100% das instituições do Brasil estão aparelhadas , da nossa em nosso bairro ao STF, até pelo que vimos recentemente o Supremo Tribunal Militar negando na cara de pau, que nunca reconheceu o molusco descondenado com um comuno-socialista
Excelente Constantino, brilhante apesar da frustração quando um ilustre do STM diz que o comunismo acabou, que Lula não é comunista, é vergonhoso, trata a população instruída como se idiotas fossem, Lula próprio se declarou comunista, o maior evento de comunistas e ditadores foi realizado no Brasil a comando de Lula o tal de Foro São Paulo, nas barbas dos militares e ninguém fez nada….esse senhor ao invés de camelo está mais para dromedário. Quanto ao PSDB a pior figura desse partido apesar de nomes como FHC, Doria etc é Geraldo Alckmin provou e demonstrou ser uma pessoa sem a mínima ética e vergonha…é o fim. É inesquecível durante evento do PT Alckmin bradando a plenos pulmões ” LULa LULA LULA”………….
Não fico triste com a queda do PSDB. Esse partido sempre aproveitou do trabalho alheio (não esqueçam que o plano real foi um projeto de Itamar Franco). Em termos políticos o PSDB criou o mensalão, depois usado pelo PT. Também criou a reeleição com denúncias de compra de deputados. Deixou o brasileiro tão revoltado que permitiu a chegada de Lula á presidência….aí ferrou tudo.
O PSDB é uma vergonha nacional.
Enganou seu eleitorado a vida toda.
Bando de trapaceiros.