O jornalista Valmir Salaro, que pediu demissão da Rede Globo no ano passado, é o novo repórter do UOL. Ele foi o responsável pela cobertura do caso Escola Base, considerado o “maior erro” do jornalismo brasileiro.
Salaro se formou em 1978 na Faculdade Cásper Líbero e trabalhou na Folha de S.Paulo, no Jornal do Brasil e na rádio Jovem Pan, onde cobriu sequestros de figuras notáveis, como Abílio Diniz e Washington Olivetto.
Ele também cobriu alguns dos crimes mais notórios do Brasil, como o caso Isabella Nardoni e os assassinatos dos pais de Suzane von Richthofen. O jornalista será repórter para assuntos de crimes e segurança pública no UOL News.
Escola Base
O caso Escola Base é considerado um dos maiores erros da imprensa brasileira. Em março de 1994, o casal Icushiro e Maria Aparecida Shimada, proprietários da escola, a professora Paula Milhim Alvarenga e seu marido, o motorista Maurício Monteiro de Alvarenga, foram falsamente acusados de abuso sexual contra alunos de 4 anos.
A revolta levou ao fechamento da escola, que ficava no bairro da Aclimação, zona sul de São Paulo. Cidadãos enfurecidos vandalizaram o colégio e tentaram linchar os acusados.
Valmir Salaro, da Globo, cobriu o caso e deu espaço ao delegado Edélcio Lemos, que admitiu dar falso testemunho para a imprensa com o objetivo de se autopromover. Ele também havia determinado a prisão de todos os acusados, medida que foi revertida depois de três meses.
Recentemente, Salaro participou do documentário Escola Base – Um Repórter Enfrenta o Passado, disponível na plataforma de streaming Globoplay, em que reencontrou alguns dos envolvidos. Para o jornalista, o caso é o maior erro de sua carreira.
+ Leia mais notícias de “Imprensa” em Oeste
O sujeito sai de um empregador e se uni a outro tao ruim quanto. É praga ou sina? Deus me livre.
E onde estão Icushiro e Maria Aparecida Shimada?