O cantor Djavan, que se apresentou no último domingo, 2, no Tim Music, festival de música gratuito realizado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, proibiu a Globo de transmitir o seu show para o público da emissora que estava acompanhando o evento na televisão.
De acordo com o site F5, da Folha de S. Paulo, foi uma opção do artista não ter o seu show exibido no Multishow e Globoplay, já que tradicionalmente ele não tem o costume de liberar suas apresentações para exibição na TV.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
A apresentadora Kenya Sade, que estava comandando a transmissão, explicou ao público que a emissora não iria transmitir o show. “Vai ter o show de Djavan, mas infelizmente a gente não vai fazer a transmissão dele. A equipe dele não aceitou que fizéssemos essa transmissão, mas quem vier para a Praia de Copacabana vai assistir ao show na íntegra”, explicou a comunicadora.
O Multishow, que acompanhava o Tim Music desde o primeiro dia do evento, transmitiu as apresentações de artistas como Iza, Gloria Groove, Marina Sena, Baco Exu do Blues, Preta Gil e Thiago Pantaleão. Essa não é a primeira vez que o canal de música e variedades da Globo na TV por assinatura foi barrado por um artista.
Histórico de proibições vai muito além de Djavan
Em 2016, o rapper Eminem não deixou o Multishow exibir seu show no Lollapalooza. Outro que também não permitiu a Globo de transmitir uma apresentação foi Drake, quando se apresentou no Rock in Rio, em 2019. Na época, até fãs que estavam no evento tiveram dificuldade de acompanhar o show pelo telão, já que estava com pouca luminosidade.
O artista canadense culpou a chuva pela não autorização, mas foi rebatido por Boninho, diretor de variedades da Globo. “Não é verdade! Você pisou na bola por absoluta falta de respeito com o público brasileiro. Muito antes da chuva, já não tinha liberado. Mandou seu light designer embora, deu piti geral. Simplesmente não quis liberar. Uma pena para seus fãs brasileiros”, escreveu o executivo.
Mais recentemente, Madonna, que também se apresentou em Copacabana, solicitou que a emissora mostrasse a sua apresentação com um delay de quase 15 minutos. Quem fez o mesmo pedido, mas em 2022, foi Dua Lipa, que impôs a condição para que seu show no Rock in Rio fosse exibido na programação da Globo.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste