A mais recente atitude do Supremo Tribunal Federal (STF) não encontrou respaldo nem entre os principais representantes da mídia impressa do país. Nesta terça-feira, 9, os jornais O Estado de S. Paulo (Estadão), Folha de S.Paulo e O Globo publicaram criticas à forma com a qual a Corte se postou diante das denúncias feitas pelo empresário Elon Musk, dono da rede social Twitter/X, contra o ministro Alexandre de Moraes.
As críticas das três publicações constam em editoriais, textos que representam as opiniões institucionais por parte das empresas de comunicação. Nenhum dos três jornais se ateve ao mérito da questão, que surgiu a partir da publicação do caso já conhecido como “Twitter Files Brazil”, no qual o jornalista norte-americano Michael Shellenberger divulgou, na última quarta-feira, 3, série de e-mails em que executivos e funcionários do Twitter/X registraram a pressão por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a plataforma durante o período eleitoral de 2022; os alvos seriam políticos e influenciadores digitais próximos ao então presidente Jair Bolsonaro. Moraes, que é o presidente do TSE desde agosto de 2022, passou a ser alvo de cobranças públicas feitas por Musk, que finalizou a compra da plataforma no fim de outubro daquele ano.
O Estadão externou logo no início de seu editorial o que pensa a respeito do caso. De acordo com o jornal, a postura de Moraes, que mandou investigar Musk apenas por ter sido “alvo de suas críticas”, ajuda a reforçar “o caráter arbitrário dos inquéritos sobre fake news e milícias digitais”. A publicação aproveitou para chamar o ministro do STF e presidente do TSE de “Rainha de Copas”.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
“O crime que Musk teria cometido virou pecado capital por estas bandas: ele criticou as ordens de Moraes para suspender contas de bolsonaristas no X e afirmou que reativaria essas contas — o que ainda não fez. Só isso, basicamente”, afirma a equipe do Estadão. “Mas foi o que bastou para irritar o mercurial ministro Moraes — cada vez mais parecido com a Rainha de Copas, a célebre tirana do País das Maravilhas que mandava cortar a cabeça de todo mundo que a contrariava.”
Além do Estadão, Folha e O Globo criticam Moraes no embate contra Musk
O Estadão não foi o único jornal, contudo, a criticar publicamente Moraes no embate contra Musk. Folha e O Globo adotaram posturas similares em seus editoriais.
Na Folha, a crítica ao ministro surge logo na chamada para o texto. Conforme o diário paulistano, a investigação contra o dono do Twitter/X “expõe excessos da Corte de de Moraes”. Nesse sentido, o jornal avalia que criticar o magistrado “não soa descabido”, uma vez que, segundo o veículo de comunicação, “já estendeu bem além do razoável uma frente de investigação nada transparente”.
“O inquérito das fake news está aberto há mais de cinco anos, em caráter sigiloso”, critica a Folha. “O das milícias digitais, instalado em 2021, foi prorrogado até o fim deste mês. Nesse período, o STF já cometeu erros evidentes de abordagem, como ao censurar reportagens jornalísticas no âmbito da eleição de 2022.”
“Moraes deveria evitar medidas extremas, como suspender o X no Brasil, ameaça usada contra o Telegram antes das eleições”
Para O Globo, “não se justifica que investigações continuem a tramitar em segredo de Justiça”, como em casos de inquéritos que correm há anos no STF. O jornal registra, por exemplo, que até hoje não se sabe o número exato de contas que a Corte mandou o Twitter/X bloquear — nem as alegações para esse tipo de determinação.
“A falta de transparência torna impossível avaliar se as exigências da lei foram respeitadas e empresta certa credibilidade às acusações de arbítrio contra o Supremo”, afirma O Globo, em trecho de seu editorial. “Moraes deveria evitar medidas extremas, como suspender o X no Brasil, ameaça usada contra o Telegram antes das eleições. Isso puniria milhões que usam a plataforma dentro da lei, acirraria o conflito e prejudicaria o debate sobre uma regulação eficaz, capaz de proteger a livre expressão e, ao mesmo tempo, pôr fim à terra sem lei das redes.”
Leia também: “O escândalo dos arquivos do Twitter Brasil”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 211 da Revista Oeste
E mais: “Libido censória”, por Rodrigo Constantino
Compactuo com a fala que Tiga não é Coroa. Ainda que tenha a Vitalicidade.
Fico imaginado se o Elon Musk resolve comprar a Globo!
Só lembrando que todos esses jornalecos oficiais estão 5 anos atrasados. O pix deve estar atrasando também!
Desta vez quero parabenizar o Estadão. Foi cirúrgico. Rainha de Copas. Olhando a duas fotos e as ações não há como discordar!
O ditador se torna o anão que é diante do mundo. Uma vergonha para as instituições de Estado. Só com a retirada da mascara do anão por Musk para a midia estatal publicar uma verdade: caiu a marcara do consorcio.
Alexandre de Moraes é um pseudo ditador que faz o que dá em sua cabeça e quer punir todos que não concordam com sua arbitrariedades.
Soe ex funcionário da Fundação Casa, antiga FEBEM/SP, em 2004 ele era presidente da Fundação, demitiu 1.400 funcionários que ocupavam o cargo de agentes de apoio técnico e os substituíram por funcionários novatos, agentes de segurança. A alegação foi de extinção do primeiro cargo.
Um ano depois abriu um concurso público onde constava vagas para o cargo extinto. O sindicato entrou com uma ação no Trt2 pedindo reintegração dos demitidos, a justiça concedeu a reintegração em 2006. Essa ação custou milhares de reais em indenização para o Estado.
Pura incompetência, se extinguiu o cargo não poderia colocar vagas para o mesmo em concurso da fundação. Toda pessoa incompetente se vale do assédio para se impor.
Todos deveriam acompanhar Souza com denuncias que mostrem a incompetencia e loucuras deste sujeito. Muitas publicadas neste espaco e na gazeta dopovo
Acho que o Povo Brasileiro gostaria de Saber quem deu esse Poder Todo a uma Pessoa , um País Grande como o BRASIL sendo Comandado por um cara que nem voto Teve , deve ter alguma coisa Errada nisso ai
As urnas foram fraudadas. Não votamos no ladrão. Os 9 do STF também são bandidos. Sem contar Pacheco e Lira!
Para seguir a linha do careca: cortem-lhes as cabeças!
Pacheco o cumplice omisso, jamais será esquecido.
Em algum momento, os editores dos veículos de comunicação que até então aplaudem as medidas arbitrárias e a censura contra seus inimigos, passarão a desconfiar que em futuro próximo serão eles os alvos. Será que essa ficha está começando a cair?
O Xandão, que sempre foi um rigoroso aplicador da lei que só existe em sua cabeça que é um verdadeiro deserto capilar, que sempre determinou um tempo exíguo, tipo 24 horas para resolver isso, 48 horas para aquilo, etc… Até agora não resolveu desligar o Twitter/X? Por que , Xandão? Mande desligar essa rede opressora da esquerda mundial! Mande logo! Estamos esperando. Deliga o Starlink também, não deixe para o NoveDedos tirar isso de você!
Se o sujeito enlouqueceu com capa preta vitalícia qual é o remédio constitucional ao imperador louco?
Vai cair. Uma hora vai. Pra tudo nessa vida tem limite.
*Imagine um país onde o destino de cada habitante está nas mãos de apenas UMA pessoa. Imagine que essa pessoa pode decidir sobre toda sua vida, se você vai ser preso ou não, se pode ter conta bancária ou não, se pode acessar internet ou não. Essa pessoa não é o Presidente, não é o Chefe do Legislativo, nem sequer é o Chefe do Judiciário. Mas basta ela mandar e pronto. E ela não precisa se justificar, não precisa se explicar e suas decisões são secretas e inacessíveis. Agora imagine tudo isso e ver imbecis defendendo essa situação dizendo que é para salvar a “democracia”. Essa pessoa é Alexandre de Moraes. Bem vindo ao Brasil.*
Alexandre de Moraes é a “rainha de copas” do país das maravilhas!
Perfeito!
Hoje são os 60 anos do Ato Institucional.
Pode ser que acordaram: – Se continuar assim vai chegar a nossa vez!
Em breve teremos gente da grande imprensa arrolada no inquérito do fim do mundo.
Não pensem que porque denunciam o homem com 5 anos de atraso é que eu vou voltar a acessar essas imundícies, muito menos assinar.
É muito satisfatório ver o cabeça de ovo acuado pela primeira vez. Uma pena que tal ação tenha vindo de fora e não do Congresso.
Inquérito tem 5 anos. E Folha tem atraso de 5 anos na crítica.
Perfeito!
Esse apoio da grande mídia a medidas inconstitucionais que prende pessoas sem foro privilegiado, e sentencia a prisão perpétua, em audiência virtual, sem direito a defesa de seus advogados, temos que cobrar esse preço dessas mídias.
Esse paspalho tem que tomar uns pifas!
A mídia militante que apoia descaradamente a censura imposta por essa tirano, agora como o mundo inteiro tomou conhecimento teve que criticar.
Essa mídia imoral ajudou a eleger o corrupto e aplaudir a tirania de Moraes.
Esses jornalecos brasileiros, piada… “Regulamentação eficaz” = censura oficial do governo. Não estamos muito longe da Venezuela.
Independentemente do que essas mídias venais agora dizem!
E eis o boi-de-piranha, sentado na Suprema Corte, sendo afrontado por cidadãos que desejam o exercício de uma Democracia plena para o Brasil.
Testa-de-Ferro, Alexandre de Moraes, possivelmente um psicopata, atua ciente das costas largas o protegendo.
Afrontou tudo e a todos, já que não esperava uma reação tão plural e dispersa mundo afora.
Junto aos demais covardes de nossas Cortes Superiores, que lá se encontram por indicações políticas, com o apoio da mídia medíocre e venal e a complacência dos traidores das FA, vai, agora, esse Mau-caráter entrando num buraco fundo.
O brasileiro de bem, bem como todas as demais pessoas cientes da tirania tentando ser imposta ao Brasil, espera que ele se afunde cada vez mais!
Destampatório.
Enfim, vemos e ouvimos uma discussão com alguém muito bem informado, disposto, poderoso e que pode levar o assunto até o fim!