publicidade
Imprensa

Empresas contestam vitória de afiliada da Globo em licitação da TV Alesp

A emissora é afiliada da TV Globo e ficou em novo lugar no pregão eletrônico, com proposta anual de R$ 26,9 milhões

assembleia de sp
Palácio Nove de Julho, onde funciona a Assembleia Legislativa de São Paulo | Foto: Divulgação/Alesp

Oito empresas contestam a vitória da EPTV na licitação para gerir e produzir conteúdos do canal de TV e das redes sociais da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a partir de fevereiro de 2026. A emissora é afiliada da TV Globo.

A EPTV ficou em nono lugar no pregão eletrônico, com proposta anual de R$ 26,9 milhões, depois da desclassificação das oito primeiras colocadas. Ao todo, 26 empresas participaram do certame.

Receba nossas atualizações

Embora o prazo final para decisão seja 7 de janeiro, a Secretaria-Geral de Administração da Alesp já negou os recursos e manteve a homologação da EPTV. Em resposta ao jornal Folha de S. Paulo, a Alesp afirmou que a proposta teve deságio de 15,72% sobre a pesquisa de mercado e atendeu aos requisitos legais do edital.

Argumentos contra a EPTV no certame da TV Alesp

Logo da EPTV, emissora afiliada à Globo | Foto: Reprodução/Redes sociais
Logo da EPTV, emissora afiliada à Globo | Foto: Reprodução/Redes sociais

As concorrentes alegam que a EPTV não apresentou balanços contábeis de 2023 e 2024, substituindo-os por relatórios de auditoria sem as formalidades exigidas, como assinaturas de administradores e do contador. Também questionam a planilha tributária, que indicaria carga de 8,65% (Cofins, PIS e ISS), típica do lucro presumido, apesar de a empresa ser tributada pelo lucro real.

Procurada desde a sexta-feira 26, a EPTV não se manifestou até a publicação da Folha. A Alesp declarou que recursos são “normais” em licitações disputadas.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

A atual gestora da TV Alesp, a Fundac, seguirá até o fim de janeiro. A fundação, desclassificada, indaga a exigência do Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social, afirmando que nunca foi cobrada desde 2013.

Desde a contratação inicial, dispensada de licitação, a Fundac venceu todos os certames da Assembleia. Em dezembro, a Alesp abriu processo para romper o vínculo, após denúncias de atrasos salariais e pendências rescisórias. Em maio, funcionários entraram em estado de greve por falta de salário, vale-transporte e vale-refeição.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.