A Time publicou, neste domingo, 21, uma capa na qual a vice Kamala Harris aparece substituindo o presidente Joe Biden como a opção dos democratas na disputa pela Casa Branca.
“Levou quase meio século para Joe Biden subir ao auge da política americana, uma ascensão assombrada pela tragédia e coroada pelo triunfo”, disse o editorial. “A queda, em comparação, pareceu brutalmente rápida.”
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
A Time destacou que a saída de Biden da disputa se deu “semanas depois de um debate desastroso ter estimulado uma revolta dramática dentro de seu próprio partido”. Pelo menos 30 senadores e deputados do Partido Democrata pediram que o presidente desistisse da reeleição.
“Joseph R. Biden Jr., o 46º presidente dos Estados Unidos, cedeu em 21 de julho às preocupações entre os democratas sobre sua diminuição de chances de eleição e de sair da disputa contra o ex-presidente Donald Trump”, acrescentou.
Ainda segundo o editorial da Time, com a decisão “dramática” do presidente, ocorreu uma derrubada da corrida de 2024 e “prepara o palco para uma corrida frenética para o dia da eleição.”
Biden presta apoio à Kamala Harris
Ao anunciar sua saída da disputa presidencial, Joe Biden agradeceu o apoio, mas sinalizou ser “do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre apenas no cumprimento de meus deveres como presidente pelo resto do meu mandato.”
Biden também publicou seu apoio à sua vice-presidente, Kamala Harris, para a disputa contra Donald Trump.
A Revista Time apontou que a decisão “histórica” faz de Biden “primeiro presidente em exercício a cancelar sua campanha de reeleição em mais de meio século.”
“Lyndon Johnson anunciou em março de 1968 que não aceitaria a nomeação do Partido Democrata em meio à desaprovação sobre seu tratamento da Guerra do Vietnã”, informou o editorial.