A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) acusou, nesta quinta-feira, 25, o jornalista Juca Kfouri, da Folha de S.Paulo, de demonstrar “antissemitismo” em coluna na qual ele defende a exclusão de Israel da Olimpíada de Paris.
O artigo, intitulado “Hipocrisia e emoções olímpicas”, foi publicado na quarta-feira 24. No texto, Kfouri compara a situação na Faixa de Gaza à invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro de 2022.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“A Rússia está fora dos Jogos em Paris, mas Estados Unidos e Israel… não! Pode?”. O jornalista ainda completa: “Israel faz com Gaza o que a Rússia faz na Ucrânia”.
“O jornalista Juca Kfouri deu mais uma demonstração do seu antissemitismo ao questionar a presença de Israel nos Jogos Olímpicos de Paris”, ressalta a entidade, em nota oficial.
Para a Fisesp, Kfouri passou informações distorcidas aos leitores.
“Comparar o direito de defesa de Israel, de proteger e resgatar reféns de um grupo terrorista que controla e manipula a população de Gaza com as invasões russas na Ucrânia é querer confundir o seu leitor e espalhar a desinformação.”
A Fisesp lembrou que, mesmo que por causa de um motivo diferente, esta não é a primeira vez que a Rússia foi excluída dos Jogos Olímpicos.
“Talvez o renomado jornalista não saiba, mas a Rússia ficou fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio, após as investigações da Wada descobrirem que mais de mil atletas russos estavam envolvidos em práticas de doping entre 2011 e 2015.”
A questão russa foi determinante para a exclusão desta Olimpíada, ressalta a entidade, por uma violação, segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), de uma norma do órgão, a partir da invasão da Ucrânia.
“Já na edição deste ano, sim, a Rússia foi banida pelo COI após invadir a Ucrânia, em fevereiro de 2022, e violar ‘a integridade territorial do Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia’.”
Ataque do grupo terrorista
A entidade considera que Kfouri omitiu o motivo que provocou a incursão das Forças de Defesa de Israel (FDI) à Faixa de Gaza.
“Caro Juca, em 7 de outubro de 2023, ao menos 1.500 integrantes do grupo terrorista palestino Hamas saíram da Faixa de Gaza e se infiltraram no sul de Israel, onde realizaram massacres e fizeram reféns.”
A federação mencionou também a violência cometida pelos terroristas, que ainda mantêm pessoas em cativeiro.
“A invasão culminou na morte de 1.200 pessoas e sequestro de mais 250, sendo que cerca de 120 deles seguem em cativeiro há 292 dias, passando por violações, estupros e tudo que um grupo terrorista é capaz de fazer.”
A Fisesp encerrou o texto com uma crítica à postura de Kfouri, associando-o a um viés antissemita.
“Fazer este paralelo é um erro grosseiro que apenas inflama e propaga o antissemitismo, muito comum em diversas falas e manifestações de Juca Kfouri.”
Isso é normal para esse despreparado. Deve estar recebendo alguma(s) benesse(s) para que a cara dele não fique vermelha em falar todas as besteiras que já fala a muito tempo. Decadência pura…
Este cara é folclore da esquerda. Uma piada.
Este “jornalista”, não passa de um monte de esterco….
A Fisesp errou feio quando escreveu q JK é um renomado jornalista. Nunca foi! Sempre foi um militante petista-esquerdista sem qualquer conteúdo. Ele é tão bom jornalista quanto eu sou astronauta. Sua amizade com o Big House não fez bem pra ele. Por q será?
Mais um boçalzinho petista. Falido como jornalista e “comentarista esportivo” (algo em que, na verdade, nunca foi competente).
Está doente, coitado!
Esse aí não é jornalista, só fétido racista.
Faço votos que a comunidade judáica brasileira acarrete um fenomenal processo nesse inseto de peçonha.
Se não fosse a Oeste nem lembrava que esse ser ainda desperdiça oxigênio da terra. Vocês sempre tirando os esqueletos esquecidos dos armários e fazendo a alegria da esquerda. Ela coloca esses sub-formadores de opinião para dar declarações controversas e não se compromete com os resultados negativos.
petista limite-se falar somente sobre futebol, pelo menos as bobagens que você diz e escreve, ninguem vai dar muita importancia.
A Foice de São Paulo é descaradamente de esquerda e francamente antissemita.
Esse aí como todo esquerdista não passa de um canalha.
Devido processo legal e…cana!