O jornal Estado de S. Paulo criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por mobilizar sua equipe de segurança para cercar jornalistas, literalmente, e dificultar o acesso desses profissionais a ele e a outras autoridades.
No editorial, publicado nesta sexta-feira, 9, o jornal afirmou que havia a expectativa de que o presidente retomasse uma relação mais civilizada com os jornalistas. “A ojeriza de Lula à liberdade de imprensa é uma velha conhecida dos jornalistas que honram o ofício, ou seja, aqueles que não se deixam seduzir pela parolagem dos poderosos de turno e se põem diante deles com firmeza e coragem para fazer as perguntas incômodas.”
O Estadão classificou o petista como “aquele que supostamente veio para ‘salvar a democracia’ no país”. Segundo o jornal, Lula tem revelado a mesma hostilidade ao trabalho dos jornalistas que seu antecessor no cargo, Jair Bolsonaro.
“Lula se mostra disponível para responder às perguntas quando e de quem ele quer, como se não estivesse obrigado pela Constituição a governar com transparência quase absoluta”, criticou.
O jornal lembra que a violência maior no cerco à imprensa é sempre cometida contra a sociedade, que, “ao fim e ao cabo, se vê privada das informações que governantes preferem manter ao abrigo da luz.”
“Quem não está disposto a carregar o fardo do escrutínio incessante — ainda que firme, jamais malcriado —, que nem se aventure a ingressar no serviço público ou a disputar uma eleição.”
Segundo o Estadão, o cercadinho a jornalistas pôde ser testemunhado após a cúpula de presidentes da América do Sul, realizada no Palácio Itamaraty há poucos dias. Na ocasião, jornalistas que tentaram se aproximar do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, foram agredidos e contidos “por seus jagunços”
A contenção é direcionada aos jornalistas, afirma o jornal. “Isso fica comprovado quando se nota que o cercadinho, montado pelo Gabinete de Segurança Institucional a pretexto de ‘proteger’ as autoridades durante as solenidades oficiais, não impede, ora vejam, que blogueiros simpáticos ao governo, militantes petistas e apoiadores do presidente se aproximem tanto de Lula como da primeira-dama, Janja da Silva, e de ministros de Estado para cumprimentá-los e tirar fotos.”
“Não é de agora que o PT e Lula, em particular, são obcecados pela ideia de uma imprensa encabrestada”, critica o editorial.
“Volta e meia os petistas regurgitam seu plano de instituir no país o que chamam de ‘controle social da mídia’, um eufemismo nada sutil para censura. O partido jamais lidou bem com a liberdade de imprensa. O sonho dos petistas é um jornalismo sabujo, achado no chão.”
Dane-se vc Estadão. O Bolsonaro não prestava pq era mal educado com os jornalistas. Podiam acusá-lo de tudo, até inventar aquela sórdida fake news conectando ele ao caso Marielle, e ainda exigiam dele gostar dessa imprensa marrom. Fizeram tudo para trazer o Luladrão de volta. E agora estão tomando até soco. Merecem!
Estadão fazuely.
Jornalistas de esquerda estão mais que conscientes das intenções e propósitos do PT, capitaneado por Lula. Devemos creditar toda glória das eleições ao Consórcio de notícias duvidosas e tendenciosas, que se comportaram como perfeitos cabos eleitorais do partido dos socialistas e comunistas declarados. Agora é só fazer o ‘L’ e experimentar o triste e grave momento que o país deverá atravessar.
QUE NOTICIA BOA !! TOMARA QUE OUTROS TRATAMENTOS DADOS A DELIZ HORTIZ SEJAM DADOS A TODOS OS BAJULADORES DO CONSORCIO DE IMPRENSA.
Agora, depois de terem apoiado ostensivamente a eleição desse ditadorzinho, querem reclamar?
Bom! Antes tarde do que nunca. Mas não podemos deixar de registrar o mau que o Estadão e o consórcio de imprensa fez ao país ao apoiar a implantação do comunismo no país.
Ex-tadão se uniu alegremente ao consórcio com Globolixo, foice de SP, CNN e todos os jornalecos, redes de TV e rádio de caciques regionais que se uniram para achincalhar e tentar derrubar Bolsonaro. Como não conseguiram derrubá-lo, pois conta com firme apoio popular, fizeram de tudo para soltar luladrão, inventaram que era não mais um mega corrupto condenado por fartura de provas, mas sim vítima de processos supostamente ilegais (graça ao celular roubado pelo IntercePT) e criaram para ele a falsa imagem de defensor da demo-gracinha.
A realidade já desmentiu em tempo recorde, mas a imprensa amestrada insiste em jogar para baixo do tapete. Agora soltam editoriaiszinhos metidos, somente para exibir falsa virtude (também conhecida como hipocrisia), nos quais fingem espanto e de que não sabiam que luladrão iria fazer o que está fazendo , caso voltasse ao poder.
Veículo da imprensa carcomida que fez parte do malfadado consórcio agora posa de liberal, como se não soubesse das intenções escusas de um molusco anencefalo que “foi eleito democraticamente” Ahahaha. Conta outra
Estadão fazuely
O Estadão comparando os governos? É tb acho que o L faz um governo como o da Venezuela., dá Nicarágua, Cuba. Irã que tal Estadão
O Estadão não presta mesmo por isso não gosto do Fernão.
Recomendo aos cegos do Estadao que vejam o excelente documentario produzido pela Brasil Paralelo chamado INFILTRADOS VENEZUELA e percebam para onde pode ir esse regime ditatorial que estao querendo instalar em nosso pais. A ideia é nos transformar em um imenso favelao onde todos dependam da boa vontade do estado para ter liberdade de recolher restos de lixo para comer. Fecharam o cercado na Venezuela. Espero que nao aconteça o mesmo aqui.
Aviso não faltou…
Fizeram o “L” agora estão caindo na real. O sonho do Lula sempre foi CENSURAR, como fazem todos os ditadores. Só não enxerga quem não quer.
Mas esse Estadão não é lulista até a raiz dos cabelos? Não fizeram campanha 24 horas por dia para colocar esse sujeito na presidência? Pois então, engulam o choro e assumam a responsabilidade sobre os seus atos. Ah, é bom ir se acostumando com o cercadinho, pq nesse andar da carruagem, logo ali a imprensa será totalmente calada. Parece que só mudaram do fascista, na linguagem do consórcio, para o comunista, que vocês adoram paparicar, é tão fofo!, não é?
Ué pelegada….façam o L seus vagabundos
Por este motivo que deixei de assinar/adquirir há anos esses jornais, que se transformaram em jornalecos (fizeram o L).
A turma da lacração fizeram o
“L”, agora tá chorando, tô rindo muito. Chupa que é doce, é de uva. rsrs
A democracia que eles vieram salvar é a ditadura comunista, no dicionário de Gransc democracia é o regime.
FazueL!
Esse desgoverno é uma piada. Prometeu Picanha aos pobres. Está dando desconto em carro pra classe média, aumentando o combustível cuja conta quem paga é o pobre. Ou seja, o pobre além de não receber a Picanha ainda vai pagar mais cara a carne pelo aumento do Diesel.
Concluindo: o consórcio, Estadão incluso, tem complexo de mulher de malandro, gosta de apanhar…
É normal esse comportamento ditatorial, comum aos “democratas” por conveniência.
Quem cultua ditaduras, se aproxima delas, faz empréstimos, como avalistas sem perguntar aos seu fiadores, o povo, que arca com tudo.
Assim é muito fácil. Mas é sim triste. Não engana ninguém, todos sabiam disso!
Agora é tarde.
Mas há saída sim.
Seus***
Agora que vcs chegaram a esta “conclusão ” povo do Estadão? Adianta dizer que nós avisamos ? Me poupe! Ainda vou ver essa mídia nojenta vir a público e dizer que Bolsonaro tinha razão.
AMÉM!!!
Agora esse imbecil que tanto criticava o Bolsonaro por conta do cercadinho, agora quer um para ele também. De início o Bolsonaro admitia a presença da imprensa até quando começaram com perguntas cretinas, capciosas até, foi quando ele mandou a imprensa se afastar do cercado e não mais lhes concedeu entrevista alguma. Quando eles começarem com esse tipo de pergunta, o Molusco de NoveDedos vai aturar isso também? Vamos ver até onde vai isso daí. E para completar a imitação, ele pede que ao invés de chamá-lo de O Mito, o chamem de O Magnífico! Só se for um magnifico… bem, todos já sabem o que ele é.
Faz o L , e não vai parar por aí.
“Veio para salvar a democracia”
Essa foi a pior de todas .
Né!?
Fazuély!!!
Reclamando de que? Vocês fizeram o impossível para colocar ele no poder, sabendo de tudo isso, então, aguenta!
publiquem os textos do 0lavo
Boa!
“Coitadinho do papai Lula, ele está desorientado. Vamos publicar um editorial por dia dando dicas de como se portar bonito conosco que tanto apoiamos a eleição dele. Ele está jogando o país no abismo, mas deve ser apoiado e idolatrado pois paga o nosso cachê e o de um montão de gente. O amor e a democracia venceram, mesmo que pelas mãos de ditadores e autocratas truculentos e vingativos”.
Ó coitados
Não conheciam o verme