A obsessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de encabrestar a opinião pública não é novidade. É o que afirma o jornal O Estado de S. Paulo em editorial desta terça-feira, 18.
Segundo a publicação, há muito tempo figura o eufemismo “democratização dos meios de comunicação” nos estatutos e programas do PT. “Em relação às mídias tradicionais, Lula sabe muito bem o que quer”, diz o Estadão. “A sociedade também, e sempre frustrou suas manobras para amordaçar a imprensa.”
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
“A novidade em relação às mídias digitais é que Lula, aparentemente, não tem a menor ideia do que são, nem dos direitos e deveres das redes e usuários consagrados na Constituição e nas leis, nem dos meios legítimos para reformulá-las”, completa o jornal.
“Nós precisamos regular essa chamada imprensa digital”, disse Lula a duas rádios baianas. A Secretaria de Comunicação do Planalto retificou o ato falho: o presidente supostamente se referia às plataformas digitais. “Mas o sonho autoritário de uma imprensa servil e adulatória é indisfarçável”, afirma o veículo.
“Numa imprensa escrita, numa televisão normal, o cidadão falou uma bobagem, ele é punido”, afirmou o presidente. “Tem lei para isso. E no digital não tem.”
Felizmente, diz o Estadão, a legislação penal não pune “bobagens”. Mas pune crimes como difamação ou fraude, e seus autores são responsáveis — seja lá qual meio de comunicação utilizem.
Como as redes digitais não são editoras nem produtoras de conteúdo, mas só veículos, o legislador estabeleceu no Marco Civil da Internet que elas só se tornam corresponsáveis se continuarem divulgando o conteúdo criminoso depois de uma ordem judicial de remoção, exceção feita a cenas de nudez ou sexo não autorizadas.
Pode-se discutir se essa exceção deve ser estendida a outros crimes flagrantes. No entanto, Lula quer muito mais. “A liberdade de expressão não é as pessoas utilizarem esses meios de comunicação para canalhice, para fazer provocação, para mentir”, declarou o petista.
Leia também: “Governo Lula cai aos pedaços há dois anos — Por J. R. Guzzo”
Mas a garantia constitucional da liberdade de expressão visa exatamente a impedir que os poderosos punam cidadãos comuns por seja lá o que entendam por “canalhice”, diz o texto. Mesmo a mentira, em si, não é crime, exceto se empregada como meio para ilicitudes.
“O que não pode é a gente achar […] que um empresário pode ficar falando mal de todo mundo a toda hora, se metendo nas eleições de cada país”, disse Lula, aludindo ao dono do X, Elon Musk.
“Ao contrário do que Lula diz, há uma lei para as redes digitais”, destaca o jornal. “O Marco Civil exige delas neutralidade, e se há prova de favorecimento de algum grupo político ou interferência em eleições, elas podem ser punidas.”

“Fora isso, Musk e outros donos de plataformas digitais são indivíduos como outros quaisquer, e podem falar mal de quem bem entenderem e emitirem as opiniões que quiserem sobre a política de seja lá qual país”, acrescenta.
Postura de Lula é “alarmante”
Ninguém se dirá surpreso com as taras autoritárias de Lula, e, felizmente, também ele tem direito a suas canalhices, bobagens, provocações e mentiras. Mas é alarmante um presidente da República intimidar o Legislativo e incentivar o Judiciário a violentar a Constituição.
O Congresso “vai ter de colocar isso para regular”, bradou Lula. “Se não for o caso, a Suprema Corte vai ter de regular, porque é preciso moralizar”.
Leia também: “Ibama em pé de guerra com Lula”
“O que o Congresso tem ou não de fazer é uma decisão do Congresso”, diz o Estadão. “A Suprema Corte não tem legitimidade para regular nada, muito menos para ‘moralizar’ quem quer que seja. Se o fizer, violará duplamente a Constituição, na forma do procedimento e no conteúdo da decisão.”
“Das duas uma: ou Lula não tem a menor ideia do que são as redes digitais, das garantias constitucionais à liberdade de expressão e de como funciona a divisão de Poderes num Estado Democrático de Direito, ou sabe muito bem tudo isso e joga areia nos olhos da população enquanto seus consorciados no Judiciário fazem o trabalho sujo de tecer a mordaça”, avalia o texto.
“Ambas as hipóteses são aterradoras e mostram a urgência de um Congresso alerta, a um tempo cauteloso e assertivo”, continua. “Ante tamanha manifestação de ignorância ou malícia do presidente da República, os parlamentares precisam redobrar a prudência na regulação das redes e, ao mesmo tempo, deixar claras suas competências, conferidas pelo povo.”
Esse ladrão-velho em decomposição não consegue nem regular a sua 🐔Canja… Sonho dele sempre foi ser um Maduro da vida…
O “estadinho” acordou!? Too little, too late mas está valendo!
Será que esse infeliz ainda pode ser considerado como um indivíduo com pleno domínio de suas faculdades mentais ? Ele ocupa o mais importante cargo no país !!!!!!
Até quando a sociedade de bem irá suportar esse marginal (pratica atos à margem das leis) no comando da Nação ?
Olha só. O maior mentiroso e corrupto da história do Brasil falando em moralizar as redes sociais, usando para isso a censura. Temos que enfrentar isso porque os amestrados fizeram o “L” em 2022. Infelizmente estamos pagando o preço por causa desses desmemoriados.
Talvez trocando a palavra moralizar por doutrinar ou controlar fique mais claro as intenções do déspota em processo de madurecimento
Esse porco nove dedos tem que ser abatido. Canalha e F D P.
Dar o cu , não te faz um super herói ,ser afeminado não te torna descolado ,vestir rosa ,falar igual gritando , gesticulando igual ao “galinha” não vai fazer você uma referência.
Dar o cu é brega ,Elton Jonh , Freddy Mercury não são reconhecidos por dar o cu ,e sim por causa do talento inigualáveis .
Se você não possui Talento ,será apenas um queima 🥯🥯🥯 pobre .
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Essa geração de baitolas ,mulheres do suvaco peludo , estão entrando em extinção,dar o cu é brega , se vestir de mulher não tem glamour algum.
Esse arco íris ninguém quer usar
Moralizar ?
Forçou a ex mulher a fazer aborto , teve casos sexuais com homens , roubou ,atentou contra o estado , foi preso por corrupção, aliados d terrorista , esse velho quer é censurar .