O Conselho de Administração da Itaipu Binacional vai contar com mais um militante do PT entre os membros da hidrelétrica. Gleide Andrade de Oliveira, secretária nacional de Finanças e Planejamento do partido, teve sua indicação publicada no Diário Oficial em 19 de junho.
Segundo editorial do jornal Estado de S. Paulo, desta segunda-feira, 26, “a decisão nada tem de republicana”. Conforme o texto, Lula ignorou critérios técnicos para o preenchimento de um cargo dessa envergadura, “norteando sua escolha pelo imperativo de premiar a lealdade partidária e de atender a conveniências políticas.”
O jornal lembrou os riscos dessas escolhas e citou outra indicação feita pelo PT: João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do partido, nomeado em 2003 por Lula. Ele assumiu o Conselho de Itaipu, mas deixou o cargo quando foi citado na Operação Lava Jato, em 2015 — condenado e preso por corrupção.
Não há elementos que desabonem a carreira de Gleide Andrade na estrutura administrativa do PT, afirmou o Estadão. A militante, graduada em filosofia, assumiu cargos na prefeitura de Belo Horizonte durante as gestões do partido.
“Porém, tampouco há evidência de seu conhecimento sobre os tópicos corriqueiros e excepcionais tratados pelos conselheiros da Itaipu Binacional. Ao contrário do que acontece com cinco dos sete integrantes da parte brasileira do Conselho, falta-lhe familiaridade com as questões da maior hidrelétrica do país.”
O jornal ainda criticou Lula por ter transformado o conselho da usina em cabide de emprego para os arranjos políticos do petista. Em abril, ele já havia nomeado o ex-deputado estadual paranaense Michele Caputo, do PSDB — devido ao empenho da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
“Em empresas de natureza pública, como é a parcela brasileira da Itaipu Binacional, não se justifica nem fortalece sua máxima estrutura decisória. Antes, fragiliza-a”, criticou o jornal.
O editorial citou como exemplo a Lei das Estatais, de 2016. Uma brecha tornou Itaipu imune à aplicação da regra, que tem como requisitos para a nomeação a “reputação ilibada” e o “notório conhecimento”. Exige também a confirmação de “formação acadêmica compatível com o cargo para o qual foi indicado”.
“A bem do interesse nacional, a adoção dessas mesmas condições para Itaipu e demais empresas públicas que escapam ao alcance lei atestaria o espírito republicano do governo — além de seu real propósito de fortalecê-las, em vez de aparelhá-las. Daria um ansiado sinal de rompimento com o patrimonialismo, que, pelo visto, continuará a turvar os limites de onde começam e onde terminam as esferas do público e do privado na gestão do Estado.”
Leia também: “Um presidente sem governo”, reportagem publicada na edição 170 da Revista Oeste
“Too little, too late”!
Estadão, você não sabia disso? Foi sempre assim nas administrações do PT, ele leva todos os perdedores, para ter os 30% do salário deles que vai paa o caixa do partido, isso consta do estatuto do partido. Fizeram o L e agora faça bom uso do indicador.
Quando surgirá na direita um Randolfe Rodrigues?
Estadão “fez o L” (e continua fazendo), e agora vem com essa. Tá assustado por quê?… Petê SEMPRE foi isso, e AVISOU que ia ser assim.
Por tudo o que fez em DESFAVOR do Brasil de bem durante as últimas eleições, a única coisa que o Esquerdão agora merece é a falência – façam o L, JUMENTOS!
Onde o PT põe as garras, tudo é destruído.
Estadão, vocês e o consórcio de mídia marrom, agora querem reparar o irreparável, depois de tanto massacrar o governo Bolsonaro e enaltecer o lulopetismo como o melhor para o Brasil e o seu povo.
Agora eh tarde, agora o que vocês do Estadão e as demais mídias do consórcio marrom devem fazer, eh estampar nas primeiras páginas dos seus noticiários que:
“o governo lula, como prometido em campanha, está criando empregos aos militantes que o apoiaram. Isto sim é governo competente e comprometido”.
Exato!
Tem apoio explícito do judiciário, a corrupção volta com tudo..
Vai saquear a binacional, quadrilha .
O Bolsonaro não pÔde sequer nomear o diretor da Policia Rodoviária, que era delegado, com curriculo e que preenchia todos os requisitos.
Os partidos conservadores deviam ingressar com ações no STF para impugnar e anular esta e outras nomeações desqualificadas, que só visam aparelhar a maquina publica com infeficiencia e roubalheira, caso desta senhora, daquele outro que sem sequer falar ingles, será responsavel por agencia que cuida das exportações brasileiras, e incontáveis outras barbaridades que só prejudicam o desempenho e a imagem de nosso país.
Este “governo”, é um verdadeiro escarnio, chega a ser repugnante.
Acima de qualquer simpatia, prevalece
Já pensaram quanto DIZIMO o PT esta recebendo dessa cambada nas estatais e em cargos de confiança?. Afinal senhores do JUDICIÁRIO, DIZIMO DO PT não é igual RACHADINHA?