Centenas de pessoas se reuniram na Drummond Livraria do Conjunto Nacional, no centro de São Paulo, para participar da noite de autógrafos do livro O Melhor de Oeste, entregue aos leitores que assinaram o plano de 10 anos da Revista Oeste. O evento ocorreu nesta terça-feira, 26, das 14h às 22 horas. Hoje, a publicação celebra 4 anos de existência.
Estiveram na cerimônia os jornalistas Augusto Nunes e Branca Nunes, membros do conselho editorial de Oeste; o editor-executivo e apresentador do programa Estúdio Oeste, Silvio Navarro; os colunistas Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Dagomir Marquezi, Roberto Motta, Carlo Cauti, Adrilles Jorge e Flavio Morgenstern; a âncora do programa Oeste Sem Filtro, Paula Leal; e o comentarista político Adalberto Piotto.
Esse elenco autografou O Melhor de Oeste, que oferece aos leitores os melhores artigos, reportagens e entrevistas já publicados na revista.
Para atender o público, Oeste montou um stand em frente à livraria. Ali a repórter Tauany Cattan entrevistou os leitores e os jornalistas que ajudaram a construir a história da revista.
Roberta Polati, por exemplo, viajou de Santa Catarina a São Paulo para prestigiar o evento. Trouxe consigo o pai, Antonio, que também é leitor e assinante. “Vocês são imparciais, dependem apenas dos assinantes”, disse, ao acrescentar que a revista não aceita dinheiro público. “É uma honra poder conversar com as pessoas que, no dia a dia, são a nossa voz. Falam aquilo que acreditamos.”
Empunhando um cartaz, Antônio revelou o motivo por que assinou Oeste por dez anos: a idoneidade dos jornalistas. Ele viajou mais de 500 quilômetros para conhecer pessoalmente os colunistas. “Não poderia deixar de comparecer em um evento tão importante”, salientou.
Jornalista há mais de 50 anos, Augusto Nunes afirma que jamais viu tanto entrosamento entre um veículo de comunicação e seus leitores. Ele passou por diversos jornais e revistas, como O Estado de S.Paulo, Veja, Época e Forbes, entre outros. “Os leitores são os donos da Revista Oeste”, disse. “Esse pessoal representa o Brasil democrático.”
Silvio Navarro endossou as declarações de Augusto Nunes. “Eventos como esse mostram a força do jornalismo independente, que não depende de dinheiro público nem de partidos políticos”, observou. “Estamos aqui por que esse pessoal está aqui. Renovamos nosso compromisso com os leitores.”
Ana Paula Henkel celebrou o apoio do público à revista. “Estamos agradecidos pelo carinho e lembramos que nosso trabalho é sustentado pela tropa que está aqui”, ressaltou a comentarista do Oeste Sem Filtro. “É o assinante que mantém o avião funcionando.”
Leia também: “O veneno do STF”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 209 da Revista Oeste
“Isso é uma festa”, resumiu o colunista Guilherme Fiuza. “É uma festa de imprensa, da crônica, da literatura. As pessoas que estão aqui têm a felicidade de acompanhar um veículo que traz uma abordagem independente. Seria o mínimo, mas infelizmente a imprensa está decaindo em sua finalidade. O público sente falta de sobriedade.”
Para o colunista Roberto Motta, a adesão do público ao evento na Drummond Livraria reforça a importância da revista para o jornalismo brasileiro. “É um trabalho solitário, especialmente no momento em que o Brasil está vivendo”, considerou. “Oeste é uma pedra fundamental na construção do país.”
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Sou assinante desde o lançamento em março de 2020.
Quando vemos o apoio espontâneo dos administradores da Oeste, reforça a sensação de que estamos do lado certo. Parabéns aos idealizadores dessa que pode ser considerada a melhor e única fonte confiável de jornalismo.
Parabéns à Revista Oeste, seus colunistas e colaboradores.