A repórter Veruska Donato foi demitida da Globo em 2021. No início de 2023, a jornalista entrou com um processo contra a emissora carioca alegando supostas dívidas trabalhistas e supostos assédios morais durante o período em que trabalhou na empresa.
No início de abril de 2024, ela ganhou uma ação e o canal foi condenado a pagar R$ 50 mil à jornalista por “imposição de padrões estéticos”. Em entrevista ao UOL, a comunicadora relatou o que sentia no período que estava na Globo.
Segundo a jornalista, ela travou ao andar em uma rua em São Paulo. “Nos dias seguintes, eu fui passar o meu crachá [na catraca da emissora] e comecei a chorar. Era uma tristeza, uma tristeza. Eu falava: ‘O que está acontecendo? Eu gosto de ser jornalista, eu gosto de ser repórter. O que está acontecendo comigo?'”, afirmou.
Veruska Donato foi diagnosticada com síndrome de burnout, que é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico.
‘Tenho pesadelos horríveis com a Globo’, garante jornalista
“Tenho pesadelos com a Globo quase toda semana. Tenho pesadelos horríveis. Sonho que estou contratada, trabalhando na empresa ainda, e aí, quando chego com o meu material para botar no ar, eles dizem: ‘Não, mas você não trabalha mais aqui’. É tudo muito confuso. Fico sem casa, começo a passar fome, não arrumo mais emprego em lugar nenhum, porque é mais ou menos isso que aconteceu”, desabafou.
Veruska Donato alegou que o processo contra a Globo fez com que ela virasse uma “decepção” dentro da TV Morena, afiliada da rede no Mato Grosso do Sul.
“Eu queria que as pessoas soubessem, eu queria que soubessem por mim que não foi legal. Eu queria que as pessoas soubessem que eu sofri. Eu sofri. Doía você se achar incompetente. Dói, depois de tantos anos, e você beirando os 50, porque quando eu saí de lá eu tinha 49. Eu fiz por dor, porque doeu”, afirmou a jornalista.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste
Televisão é um ambiente muito competitivo. Burnout não é brincadeira.
Ficou muito bem de verde. Uma bela mulher competente , injustiçada…