O apresentador Fausto Silva, o Faustão, vai precisar do Sistema Único de Saúde (SUS) para receber o transplante de coração — mesmo internado em hospital particular. Ele teve o quadro de insuficiência cardíaca agravado na noite de domingo 20. Além dele, outras 378 pessoas aguardam pelo órgão.
O SUS e o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde, administram a fila para o transplante de coração. Somente essas instituições fazem esse tratamento, porque têm estrutura para atender à demanda dos pacientes que precisam do transplante.
Regionalmente, as Centrais Estaduais de Transplantes controlam para quem vai cada órgão doado. A ordem cronológica é o primeiro critério a ser considerado, mas há exceções. Pacientes com estado de saúde mais grave, por exemplo, podem passar na frente de outros.
É possível que o tempo de espera pelo transplante de coração varie entre dois e 18 meses, dependendo da gravidade do paciente e da compatibilidade entre doador e receptor.
Por que o tempo de espera do transplante de órgãos é longo?
Para que o transplante de qualquer órgão aconteça, além da gravidade do estado de saúde do paciente, é preciso que:
- Exista compatibilidade genética entre doador e receptor; e
- Haja proximidade de doador e receptor, pois é preciso levar em conta o tempo de isquemia — tempo de duração do coração fora do corpo.
Os sistemas de saúde levam em conta a idade como um fator de desempate, porque crianças têm prioridade em relação aos adultos.
O tempo de transplante do coração de pessoa para pessoa precisa ocorrer dentro de quatro a seis horas. Cada órgão tem um tempo máximo de permanência fora do corpo humano, ao longo do qual o transplante é viável. Os médicos denominam esse período de “tempo de isquemia”.
Leia também: “Organização Mundial da saúde atualiza recomendações para dieta saudável”
No Brasil, ao longo de 2022, o SUS realizou 356 transplantes cardíacos, conforme a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Neste ano, foram 97 .
Filho de Faustão traz novos detalhes sobre o estado de saúde do pai
O filho do apresentador Fausto Silva, João Guilherme, deu a primeira declaração pública sobre o estado de saúde do pai. Na manhã da segunda-feira 21, em depoimento à CNN Brasil, ele agradeceu a corrente de orações e tranquilizou os fãs.
“Ele está bem”, afirmou João Guilherme. “Passei a noite com ele no hospital. Agradecemos o carinho de todos.”