O filho do meio do apresentador Fausto Silva (Faustão), João Silva, se manifestou sobre as acusações que seu pai vem recebendo de ter “furado a fila” de transplantes para um novo coração.
Depois de Faustão passar por cirurgia no domingo 27, quando recebeu um novo órgão, João Silva usou o Instagram para se manifestar sobre o fato. Ele republicou um stories postado inicialmente pelo amigo Enzo Celulari.
“1 — Seguimos em oração pela rápida recuperação do nosso querido Fausto depois da realização do transplante bem sucedido”, afirmou Enzo, na postagem. “2 — Informem-se antes de julgar.”
A mensagem faz referência a inúmeros comentários acusatórios direcionados a Faustão. O apresentador recebeu um novo coração sete dias depois de ter entrado na fila de transplantes gerenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Alguns perfis nas redes sociais acusam o apresentador de “fura fila” e de, supostamente, receber benefícios. A família nega as acusações.
Por que Faustão recebeu um novo coração, depois de sete dias na fila para transplantes
Depois de Faustão passar por uma cirurgia de transplante de coração, surgiram dúvidas de como o apresentador conseguiu receber um novo órgão. Ele operou no domingo 27, depois de sete dias na fila de espera.
No Brasil, a espera média para receber um novo coração chega a 18 meses. O Sistema Nacional de Transplantes, do SUS, administra a fila e a organiza com base em vários critérios.
Além do tempo do paciente na busca por um novo coração, os especialistas levam em conta critérios de compatibilidade e detalhes clínicos.
Em entrevista ao site Metrópoles, a médica Silvia Ayub Ferreira, coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Sírio-Libanês, hospital em que o apresentador está internado desde 5 de agosto, explicou que Faustão atendia a todos os critérios para conseguir a prioridade.
“Quando o paciente internado necessita de medicação inotrópica [que melhora a musculatura cardíaca] para ajudar na contração do coração ou melhorar a assistência circulatória, ele passa na frente de pacientes que se tratam em casa”, disse Silvia. “Por isso, recebe uma priorização.”
Por estar internado na unidade de terapia intensiva (UTI), Faustão também tinha a vantagem para receber o órgão antes de outros pacientes.
Antes da cirurgia de coração, no domingo, o apresentador realizava sessões de diálise e fazia uso de medicamentos intravenosos para ajudar o coração a bombear sangue.