Filho de Renato Russo (1960-1996), Giuliano Manfredini entrou com uma ação na Justiça que pode impactar vários influenciadores de direita. O produtor cultural alega que o uso da música Que País É Este pelas pessoas que defendem Jair Bolsonaro em vídeos do TikTok estão tendo um viés contrário ao que o pai defendeu a vida toda.
De acordo com a Folha de S.Paulo, o herdeiro enviou uma notificação extrajudicial à ByteDance, que é proprietária do TikTok, pedindo que os vídeos da plataforma que tenham teor bolsonarista e usam a música do vocalista do Legião Urbana sejam removidos.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Além disso, o rapaz exige que todos os dados cadastrais e os registros de IPs de pelo menos sete perfis sejam disponibilizados. Nas publicações do TikTok, internautas usam fotos de Jair Bolsonaro em meio a frases como “comunista Flávio Dino é aprovado em sabatina e irá para STF”, “o Brasil não tem mais conserto” e “milhões de votos silenciados”.
O documento ainda afirma que todas as postagens tem caráter político e ideológico alheios aos defendidos por Renato Russo. Giuliano Manfredini também garante que não quer que a música do Legião Urbana seja a trilha de posicionamentos de direita e que enaltecem o governo de Jair Bolsonaro.
Espólio de Renato Russo ameaça processar influenciadores de direita
O advogado Henrique Ventureli garante que o cliente não quer limitar o uso da canção, mas não quer que ela vire um hino de uma política que não condiz com a sua realidade. O TikTok não se pronunciou sobre a notificação extrajudicial, de acordo com a Folha.
O advogado do filho de Renato Russo afirma que existe a possibilidade dos usuários responsáveis pelos vídeos sejam processados. Em novembro de 2023, o filho de Renato Russo denunciou à Justiça um desvio de R$ 20 milhões das contas da Legião Urbana Produções Artísticas, criada em 1987 para gerir ganhos com direitos autorais da banda.
Também de acordo com a Folha, a denúncia aconteceu após uma auditoria que revelou uma situação caótica envolvendo os lucros da empresa. Agora, existe uma investigação para descobrir os responsáveis pelo desvio.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste
CERTAMENTE SE FOSSE USADA PELOS PTISTAS, ESTARIA TUDO BEM. PTISTA DO CARA ALHO !!!
“Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.”
(Nelson Rodrigues)
Que país é esse mesmo, que tem medíocres como você, caro desconhecido Giuliano.