O ministro Alexandre de Moraes, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, promove a censura no país e precisa ser contido, em termos jurídicos, por causa disso. Ao menos essa é a opinião por parte do jornal Folha de S.Paulo.
Em editorial, texto que representa a opinião de uma empresa de comunicação, a equipe da publicação critica o magistrado logo no título: “Censura promovida por Alexandre de Moraes precisa acabar”. A íntegra do conteúdo está disponível na internet desde a noite deste sábado, 13.
No material em que critica o ministro do STF, a Folha lembra que “impedir alguém de se expressar nas redes sociais viola a Constituição”. Por falar na Carta Magna brasileira, o jornal reforça o fato de a liberdade de expressão ser um dos direitos assegurados no país.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Nas críticas diretas a Moraes, a Folha afirma que, no entanto, o direito a liberdade de expressão passou a ser alvo de “ordens secretas” do ministro. Além disso, cita-se o fato de ele conduzir “inquéritos anômalos”, em vez de deixar tal atribuição ao Ministério Público.
“Reinstituiu a censura prévia no Brasil”
“Um ministro do Supremo Tribunal Federal, com decisões solitárias em inquéritos anômalos — conduzidos pelo magistrado e não pelo Ministério Público, o órgão competente —, reinstituiu a censura prévia no Brasil”, afirma o jornal paulistano, em trecho de seu editorial. “Ordens secretas de Alexandre de Moraes proíbem cidadãos de se expressarem em redes sociais.”
Folha lembra que advogados não têm acesso a inquéritos conduzidos por Alexandre de Moraes
A Folha de S.Paulo ainda cita que até mesmo advogados de pessoas banidas das redes sociais por Alexandre de Moraes não têm acesso aos inquéritos conduzidos pelo magistrado. “O secretismo dessas decisões impede a sociedade de escrutinar a leitura muito particular do texto constitucional que as embasa.”
Por fim, o jornal apresenta uma linha do tempo. Informa, por exemplo, que medidas adotadas pelo ministro do STF se deu em meio ao processo eleitoral de 2022 — disputa que, frisa a publicação, teve o resultado das urnas respeitado. Dessa forma, 17 meses depois do pleito, o correto seria derrubar as suspensões e, consequentemente, assegurar o que consta na Constituição: o direito à liberdade de expressão e a proibição da censura prévia.
“Escapa qual seja o motivo para sustentar os silenciamentos, que violam um direito fundamental. Alexandre de Moraes tem, no mínimo, o dever de publicar todas as decisões que o levaram a exercer esse poder extraordinário”, afirma a Folha. “Melhor mesmo seria que suspendesse as proibições.”
Leia também: “Jornalismo suicida”, reportagem de Branca Nunes publicada na Edição 212 da Revista Oeste
E mais: “O torturador do português”, por Augusto Nunes
Mas só agora, Foice de São Paulo?????
Vocês apoiaram a censura de Bolsonaro, políticos e influenciadores de direita o tempo todo, principalmente durante a campanha eleitoral.
Foice de São Paulo, seus vermes !
Eles querem que acabe, mas os crimes promovidos pelos censores ficarão de graça.
Estão cinco anos atrasados. Este comportamento agora é indicativo que o pix deixo de chegar. Cambada de crápulas!
Estão cinco anos atrasados. Este comportamento agora é indicativo que o pix deixo de chegar. Cambada de crápulas!
Quando a verba de propaganda do governo chegar, essa opinião vai mudar.
Aproveitem esse lampejo de lucidez programada!
Coisa rara, como dizia Caetano.
E depois os esquerdistas dizem que Bolsonaro era fascista e um ditador, ditador é Moraes, os esquerdistas sempre acusando os outros do que eles são.
Quando o navio está prestes a afundar, os ratos são os primeiros a abandonar o navio. Graças a DEUS eu cancelei a minha assinatura deste jornaleco “Foice de SP” há anos e foi a melhor decisão que eu já tomei.
Esse tabloide escreve isso agora, pois está com medo das consequências daquilo q ainda será publicado pelo Elon Musk. Até ontem eles defendiam o governo e o ministro. Eles sabem q provado o q já foi dito, comprova-se q a eleição foi manipulada POR QUEM era responsável pela sua organização. Logo, se os organizadores facilitaram para um lado, independentemente de urna eletrônica ou não, o pleito de 2022 teria sido viciado pelo órgão organizador. Portanto seria passível de cancelamento total. É por isso q o veludo quer virar a página e o jornal marrom roga q o ministro pare de censurar. Nada disso! Q se cheguem às últimas consequências.
Empresa desde sempre MENTIU….empresa de jornalistas sem ética, sem escrúpulos, sem noção do que é certo ou errado.
Prestigiar terrorismo e comunismo é calhordas…gentinha de caráter putrefato e hipocrisia pura exalando de suas matérias..
Desde sempre revolucionários golpistas.
Também tem sua meretrizes da desinformação…enrugadas, decrépitas, amarguradas e DESONESTAS…
Como no Uol, filho bastardo do Grupo Folha de São Paulo, a CENSURA corre solta, com a cumplicidade covarde e venal do senhor Mariante, Ombudsman do Grupo, salvei o comentário abaixo. Tardiamente a Folha entendeu onde ela mesma contribuiu para a instauração da CENSURA nesses tristes dias,
” Apesar de VEGONHOSA, Josias, a CENSURA que você e o Uol fazem com a conivência do senhor Mariante, Ombudsman do Grupo Folha, gostaria que lesse o que está no Editorial da Folha. Então, se vocês CENSURAREM, estarão censurando a vocês mesmos. Vamos aos FATOS, Josias. ” Censura promovida por Alexandre de Moraes tem que acabar” Nas críticas direta a Moraes, a Folha afirma que o direito da liberdade de expressão passou a ser alvo de ” ordens secretas ” tipo o que foi feito conta funcionários do então Twitter. ” Um Ministro do Supremo Tribunal Federal com decisões solitárias em inquéritos anômalos – conduzidos pelo Magistrado e não pelo Ministério Público o órgão competente, – reinstaura no Brasil a CENSURA prévia.” ” O secretismo dessas decisões impede a sociedade de escrutinar a leitura muito particular do texto constitucional que as embasa.” ” Melhor seria mesmo que suspendesse as proibições.” Na dúvida, leia a Folha, Josias. SALVEI!”
A FOLHA ESPERAVA OQUE COM O ENDOSSO QUE LUTOU TANTO AO BANDITISMO POLITICO AO PODER ?
Senadores covardes, boa parte enrolados com inquéritos no STF, medo de represália. Rodrigo Pacheco capacho, omisso, ainda tem a cara de pau de defender o PL da Censura,, agora jogado na lata do lixo.
Moraes destruiu vidas, famílias e levou um cidadão a .morte, tem que responder na justiça pela sua tirania.
Congresso cheio de políticos de rabo preso assisti calado
Qual é o interesse da Folha? Com dezessete meses de atraso, ela resolve publicar o que todos já sabemos- Engenheiros de obra pronta?
E ele tem que pagar com prisão pelas torturas e até morte aos brasileiros nestes últimos seis anos.
E ele tem que pagar com prisão pelo últimos seis anos de torturas e mortes aos brasileiros .
Acaba e fica por isso mesmo? E os injustiçados, como é que fica?
A censura tem que acabar e esse ministro tem que ser punido.
O Brasil só terá paz quando Alexandre de Moraes e seus cúmplices forem presos.
Quanto à Folha, esta não merece crédito nenhum, deve desculpas ao povo brasileiro por ser parte desse famigerado consórcio de imprensa que ajudou a eleger este governo corrupto.
Concordo em gênero, número e grau com o seu comentário,
Kkkkkk pedem o fim da censura defendendo a censura já feita…o barco está afundando ou vocês já se sentem em mals lençóis do santo sudário de suas hipocrisias e interesses excusos?
A mídia carcomida de repente muda de rota, sempre de forma sincronizada? Vou acreditar no dia em que criticarem tudo o que o supremo tem feito ao longo dos anos, e não somente AM, o leão de chacra do regime. Quando vão criticar que tiraram o condenado da cadeia e o alçaram à presidência ?
Uma tentativa de dar uma saída honrosa para o ditador. Somente derrubar as suspensões não restitui o direito retirado ilegalmente dos banidos. Há necessidade de publicidade dos inquéritos.
Folha e Estadão mudando de posição? Hummmm. Sei não…
Há muito tempo já sabíamos disto, só agora a velha imprensa descobriu?
Too litle
Too late