O Estado de S. Paulo e a Folha de S.Paulo criticaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras lideranças da cúpula do PT, como a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann, pela falta de compromisso em reduzir o gasto público, o que contraria até mesmo o plano do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
+ Leia as últimas notícias de Imprensa no site da Revista Oeste.
Em editoriais publicados na edição desta terça-feira, 12, o Estadão afirma que no último fim de semana, durante a Conferência Eleitoral do PT, autoridades petistas se pronunciaram com sinceridade contra o equilíbrio das contas públicas, e a Folha trata o caso como delírio dos petistas.
“A cúpula do Partido dos Trabalhadores não se emenda”, começa o Estadão. “Para o pensamento petista, há uma coisa muito mais importante do que o equilíbrio macroeconômico: votos.”
+ Se a popularidade de Lula cair, o Congresso vai engolir a gente, diz Gleisi
No sábado, Gleisi engrossou o coro petista contra o “austericídio fiscal” e assumiu publicamente a posição favorável ao gasto público. “O que tem de ser feito ano que vem: executar o Orçamento inteiro, não é um déficit que vai mudar [a situação do país]”. O líder do PT na Câmara, José Guimarães, foi sincero: “Se tiver que fazer déficit, vamos fazer, ou a gente não ganha a eleição”.
Folha e Estadão lembram que desequilíbrio fiscal levou à recessão no governo Dilma
A Folha lembra que essa posição sempre foi defendida pelo PT. “Por caricatural que pareça, o delírio se repete, em formulações variadas, nas manifestações de seus quadros e nos inúmeros documentos divulgados ao longo dos mais de 40 anos de vida do partido.”
Os dois jornaislembram que a recusa em cumprir metas fiscais foi o que levou à recessão no segundo mandato de Dilma Rousseff (2015 a 2016).
“Seria menos perigoso se desvarios do gênero não passassem de bravatas para inflamar militantes. Viu-se sob Dilma Rousseff, porém, que a fé cega na capacidade infinita do Estado pode gerar desastres reais”, afirma a Folha. “A lição pareceu insuficiente, porque o PT fez o que costuma fazer: pôs o fracasso na conta de forças externas”, completa o Estadão.
+ Haddad rebate Gleisi sobre economia do país
No editorial, O Estado de S. Paulo também afirma que Lula — que também já falou na “impossibilidade” de déficit zero em 2024 — certamente concorda com a posição agora explícita do PT contra o equilíbrio fiscal. “Primeiro, porque, conhecendo as engrenagens de funcionamento do PT e do governo, é difícil acreditar que os movimentos de Gleisi, Guimarães et caterva não tenham o aval do presidente Lula da Silva.”
O jornal conclui que apenas Lula poderia “conter os delírios petistas e estimular a sensatez”. Mas não o fará. “Sobre ele pesarão não apenas os ecos da cúpula petista, como também as pressões das últimas pesquisas, que apontam viés de baixa em sua popularidade. Diante disso, Lula já concluiu que a solução é a gastança — e mandou seus sabujos no PT dizerem isso em voz alta.”
A Folha também não tem esperança em uma posição acertada do presidente. “Luiz Inácio Lula da Silva, que se apraz em arbitrar os embates petistas, já cometeu a imprudência política de esgarçar as contas do Tesouro logo no primeiro ano de mandato”, conclui.
Certamente vão conseguir enganar alguns desavisados com estas matérias críticas ao governo… A mim não mais felizmente!
SE o Estadao e Folha tivessem feito um parágrafo informando que o Governo Bolsonaro entregou a faixa com superhávit de bilhões, englobando todas as estatais, mesmo com todos os problemas que teve na pandemia e que o desgoverno PTralha em menos de 11 meses reduziu a índices negativos, talvez tivesse um pouco de credibilidade MAS aí seria pedir demais, né ?
Bolsonaro avisou o que significaria a volta do LADRÃO à cena do crime e o candidato Luís Inácio Viajanjo da Silva deu todos os sinais de que meteria a mão grande nos cofres públicos….Estadão e Folha não podem, agora, fingirem espanto com o desgoverno. HIPÓCRITAS!!!
Estadão e Folha de São Paulo cuidado, desse jeito, PAPAI LULA vai cortar a mesada de vocês. Ou vocês estão se rebelando contra PAPAI, por ter recebido uma mesada menor do que outro grupo? Já pensaram que daqui a pouco vocês podem ser considerados filhos ingratos e colocados de castigo de boca fechada. Fizeram o L, agora aguentam ao consequências.
As fezes, quando sobem no trono, ou fedem ou fazem desgraça (antigo provérbio romano). No caso brasileiro, são as duas coisas.
Coniventes desgraçados…”Agora é tarde/Inês é morta.”
Fizeram o “L” de ladrão, Lula e a quadrilha petista o q está acontecendo era o esperado.
Essa corja é desqualificada e tem um projeto de poder não estão preocupados com gastança.
O país q se dane, como disse a Esbanja.
Dilma: economista de 2023.
Qual a ciência que ensina a mentir tanto? Não é só falta de vergonha na cara, tem algo mais, muito mais.
Acho que tem que aumentar o PIX! Chantagista quer cada vez mais do refém .
Ué….quem fez o L já sabia que seria assim…cadê a novidade?
A Folha de São Paulo????? Ela fez campanha pro PT e infernizou o Bolsonaro e agora quer apontar o dedo sujo para o LUla????
A folha é cumplice do que está por vir
Bando de hipócritas. Queriam verbas públicas e se aliaram no tal consórcio para colocar estes asqueroso no poder. Credibilidade zero nestes jornalecos com editores esquerdista. Vão se lascar. Cretinos!!!!
DEVERIAM NO MINIMO ELOGIAR ESSES SENHORES E SUA ATITUDES, JA QUE JUNTOS AJUDARAM A COLOCAR DE VOLTA A BANDALHEIRA DE VOLTA AO PODER. VELHA MIDIA PODRE !
“Falta de compromisso em reduzir gastos públicos”.
Ah tá, essa gente não sabe o que é PT???
Estadão e Folha, será que não receberam as verbas que alguém havia prometido ? Ou as verbas vieram mais baixas que o esperado ? Estas empresas não têm credibilidade nenhuma !
Certamente faltará grana para estes meios de comunicação ????????????????
As fezes, quando sobem no trono, ou fedem ou fazem desgraça (antigo provérbio romano). No caso do Brasil, são as duas coisas.
Que imagens tristes de ver, com esse grupo de pessoas que tomou conta de nosso pobre país, sem qualquer condição ética, moral ou profissional.
Só gente ruim e da pior qualidade
Folha e Estadão, dois lixos que ajudaram a eleger esse desgoverno e agora fingem arrependimento.