Nesta segunda-feira, 17, a Globo anunciou o desligamento de Thiago Mastroianni de suas funções na afiliada TV Bahia, onde trabalhava havia 27 anos. Entretanto, menos de 24 horas depois, a emissora recontratou o apresentador, que estava em estabilidade pré-aposentadoria e não poderia ter dispensa sem justa causa.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Ele é conhecido por sua atuação na TV Bahia, mas também teve passagens marcantes pelo canal SporTV e à frente do programa Globo Esporte. Sua carreira na comunicação teve início em 1986. Aos 18 anos, foi locutor na Rádio Itaparica FM, em Fortaleza. Antes da notícia da demissão, sua última apresentação no Grupo Globo havia sido ao vivo, no Jornal da Manhã.
Outro que foi informado sobre a sua demissão pela emissora foi o editor-chefe e apresentador do programa Mosaico Baiano, Pablo Vasconcelos. Ele atuou por mais de 14 anos na empresa, onde começou sua carreira, em 2009, na TV Grande Rio, de Pernambuco.
Leia também: “A imprensa ficou cega”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 254 da Revista Oeste
Antes deles, Jessica Senra, outra figura importante na emissora em Salvador, havia se despedido. Ela estava à frente do Bahia Meio Dia há mais de seis anos e já havia contribuído no Jornal Nacional, principal programa jornalístico da Globo.
Além das afiliadas da Globo: demissões no Telecine

Além das mudanças nas afiliadas, a Globo demitiu cerca de 30 funcionários do canal pago Telecine. Conforme informação do site TV Pop, a decisão ocorreu em razão da baixa audiência e da queda no número de assinantes. Assim, o Telecine vem se tornando financeiramente inviável para a empresa.
Leia mais: “Globo e PT: tudo a ver”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 250 da Revista Oeste
Os cortes afetaram desde diretores até analistas de programação. Apesar disso, os seis canais da marca de filmes da Globo continuam em operação, agora com estrutura compartilhada com o Multishow.
Leia também: “A agonia dos jornais impressos”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 253 da Revista Oeste