O jornalista José Roberto Burnier sofreu um infarto e enfrentou uma cirurgia de emergência no coração, na última sexta-feira, 29. Ele passou mal depois de apresentar os telejornais SP1 e SP2 no plantão de Ano-Novo da Rede Globo.
Segundo informações do site Notícias de TV, os médicos desobstruíram a artéria principal do coração do apresentador e colocaram um stent, um pequeno e expansível tubo tipo “malha”, feito de metal como aço inoxidável ou liga de cobalto.
O jornalista de 63 anos está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Burnier sentiu uma dor no peito durante o SP2 e foi até o hospital. Os exames constataram que houve um bloqueio total da artéria principal do coração, o que exigiu uma cirurgia às pressas na madrugada.
O âncora da Globo relatou a amigos que suspeita ter conduzido a apresentação dos dois jornais já com o infarto, dada a extensão do bloqueio arterial.
Burnier tem quadro estável, mas vai passar por um período de recuperação. No plantão de Ano-Novo, o veterano liderou os noticiários locais nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, posteriormente substituído por Ana Paula Campos, no sábado, 30. A jornalista tem 23 anos de Globo.
José Roberto Burnier é titular do SP2 desde abril de 2023, quando entrou no lugar de Carlos Tramontina.
O hospital não divulgou boletim atualizado com mais detalhes sobre o estado de saúde do jornalista.
Além do infarto, Burnier já enfrentou um câncer na língua
José Roberto Burnier já enfrentou outro desafio em relação à saúde. Em 2019, ele realizou um tratamento contra um câncer na base da língua. Durante o tratamento, ele enfrentou 33 sessões de radioterapia e três de quimioterapia.
Por causa do câncer, o jornalista ficou cinco meses afastado do Em Ponto, programa da emissora GloboNews que ele apresentava na ocasião. Em entrevista ao portal g1, disse que as coberturas jornalísticas, a maioria na área da saúde, o ajudaram a não pensar “na morte”.
“A primeira coisa que perguntei foi: qual é o próximo passo?”, relatou o jornalista. “Quero começar o tratamento ontem. A minha experiência em coberturas mostra que quanto mais rápido você andar, mais chances você tem de se livrar desse negócio.”
Burnier percebeu um nódulo na garganta, quando desconfiou da ausência de sintomas e procurou ajuda médica. Descobriu a presença de um tumor na base da língua em virtude do vírus HPV. Ele passou 30 dias não consecutivos internado e perdeu 18 kg ao longo dos procedimentos.
Sobre o desafio do tratamento, o apresentador contou que engasgava muito, “porque a garganta era bombardeada pela rádio. Engasgava com qualquer gole de água”, descreveu Burnier. “Enjoos frequentes e vômitos.” Chegou a ir de cadeira de rodas para as sessões.
- + Leia as últimas notícias da Imprensa no site da Revista Oeste
Burnier possui uma carreira sólida na imprensa brasileira. Na Globo desde 1983, o apresentador disse que foi “gestado profissionalmente em um tubo de televisão”. Desde 2018, o jornalista entrou para a equipe da GloboNews, em que apresentou os programas Em Ponto e Conexão. Em 2022, voltou para a Globo aberta, onde comanda o SP2.