Já se sabe que o ditador da Venezuela Nicolás Maduro será o vencedor das eleições presidenciais marcadas para o dia 28 de julho. Em recente café da manhã com a imprensa, o presidente Lula (PT) avaliou o pleito no país e disse que, quando essas eleições terminarem, espera que as pessoas voltem à normalidade. “Quem ganhou toma posse e governa; quem perdeu se prepara para outras eleições”.
+ Leia mais notícias de Política no site da Revista Oeste
Em seu editorial desta sexta-feira, 26, o jornal O Estado de S. Paulo critica o posicionamento do petista.
“É preciso ser muito ingênuo, coisa que Lula não é, para acreditar que as assim chamadas “eleições” na Venezuela são normais, isto é, que “quem ganhou toma posse e governa” e “quem perdeu se prepara para outras eleições”, avaliou a publicação.
Segundo o jornal, numa ditadura, como é o caso da Venezuela, as eleições são “meramente protocolares”, para dar ares de legitimidade democrática à manutenção do ditador no poder. “Ou seja, já se sabe de antemão que Maduro será ‘reeleito’”, afirma o Estadão.
Oposição à ditadura
Lula também classificou como “extraordinária” a decisão da oposição da Venezuela de ter apenas um candidato para concorrer com o chavista.
Mas o editorial esclarece que ninguém na oposição venezuelana acredita mesmo ser capaz de ganhar as eleições, nem que Maduro, se por alguma razão fosse derrotado, entregaria pacificamente o poder ao seu oponente.
+ Lula condena retomada de sanções dos EUA contra a Venezuela
“A oposição não ganhará a eleição porque, além de não haver democracia, os principais candidatos oposicionistas ou estão presos ou foram impedidos de concorrer; não há imprensa livre nem Judiciário independente; e o governo chantageia os eleitores pobres (quase a totalidade da população), ameaçando retirar benefícios sociais, caso não apoiem Maduro, isso quando não manda suas milícias simplesmente aterrorizá-los”, denunciou o Estadão.
O jornal classificou Lula de “anão moral” por apoiar um tirano e fingir que existe concorrência leal nas “eleições” venezuelanas.
Falta coragem ao Estadão para questionar todas as eleições protocolares ou as manipuladas. Finge que as ações de censura em pleno vapor não são consequentes ao vícios que permearam o pleito no Brasil e agora, tal qual um São Jorge no pu*eiro se manifesta contra o nanismo moral daquele que ajudaram a eleger.
E aqui foram normais? Pra vamos parar de hipocrisia, um dia a verdade aparece sobre as eleições aqui…..
E o estadao acha que as eleições no brasil em 2022 foram normais? Acha que é normal tornar um ex presidente inelegível por ter criticado as urnas eletrônicas? Acha normal cassar o mandato de um deputado e prendê-lo por palavras? Ou cassar um deputado por um crime que ele poderia vir a cometer?
O Sindicato dos Anões já afirmou que vai recorrer ao stf ( também minúsculo ) contra tão deplorável comparação.
O problema é o anão moral pensar que pode fazer o mesmo aqui no Brasil e usar as urnas inauditáveis para se re-eleger. Todos sabemos que na Venezuela, na Rússia, na Coréia do Norte, na China, a única coisa capaz de remover o ditador do poder é a morte, caso contrário ele continua eleição após eleição se re-elegendo e o povo eleitor continua sendo usado como idiótas úteis.
Há um preço a ser pago por defender a verdade e a justiça. Há também uma vitória a ser conquistada. A vitória é a liberdade da alma. Aqueles que não se levantarem contra as mentiras do ditador, serão sempre escravos do medo.
LULA UM imbecil protegido pela Justiça comprada!
Lula é um imbecil que se julga inteligente
Essa crítica do editorial é uma mera formalidade para constar para história real que o jornal criticou ….pura formalidade ..quero ver a coragem de publicar em letras garrafais como chamada na primeira página …..aí eu vou começar a desconfiar que o jornal de fato está procurando retratar a realidade
Vocês não sabiam disso antes do anão imoral de nove dedos ser eleito??
Alguém que ganhou dinheiro contribuindo para fazer água no barco, e quando a água começa a aflorar passa a ganhar dinheiro relatando o fato, é canalha, e até mesmo criminosos, como é o caso de Estadão, Folha, Uol, GloboLixo, seus empregados e artistas vinculados.
Não merecem o mínimo respeito em razão da absoluta falta de credibilidade, dada as suas evidentes, covardes e criminosas estratégias utilizadas para manipulação do voto dos mais frágeis cidadãos brasileiros.
Eu espero que a eleiçao no Brasil em 2026 não seja meramente protocolar…
Por isso as coisas tem voltar a normalidade. Congresso tem que enquadrar STF e TSE. Eliminar essa coisa que foi criada aí para perseguir eleitores de direita.
Foi esse verme que o estadao ajudou a colocar no governo de nosso pais. Chamar de anao moral é ofender os anoes. E um crapula corrupto que so nao esta atras das grades pela ajuda nefasta de seus amiguinhos no poder judiciario.
Quanto a Maduro, lamento pelos varios Venezuelanos que conheço, e que nao mereciam esse verdadeiro castigo, mas nao vai largar o osso porque tem plena consciencia de que destruiu o pais e teria que pagar por isso.
Sempre foi imoral . O jornal estadinho é quem o achou competente para voltar à cena do crime