Em editorial publicado nesta quarta-feira, 19, a Folha de S.Paulo criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por prometer a redução do preço dos combustíveis e responsabilizar os intermediários — distribuidoras e revendedoras — pelos altos valores.
Segundo o jornal, “não se sabe se Lula acredita nessa propaganda, mas parece crer que, assim, tiraria das costas o peso do desgosto popular com a inflação”.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
O editorial também ressalta que o petista enfrenta dificuldades por causa da sua baixa popularidade.
“Atormentado pela baixa inédita de sua popularidade, o presidente se esquiva de suas responsabilidades”, escreveu a Folha de S.Paulo.
Em um discurso que buscou inflamar a indignação popular, Lula afirmou que o diesel sai das refinarias da Petrobras a R$ 3,03 por litro, enquanto nos postos custa, em média, R$ 6,47, segundo a ANP. No entanto, a própria Petrobras informa que sua participação no preço final é de 46,8%. Já os impostos estaduais representam 17,3%, os federais 4,9%, a mistura de biodiesel 12,5%, e a distribuição e revenda, 18,4%.
Lula cogita abrir mão do imposto federal
O presidente cogita abrir mão do imposto federal ou pressionar os Estados para reduzirem suas alíquotas, como ocorreu na gestão de Jair Bolsonaro (PL). Contudo, sua administração restabeleceu a tributação dos combustíveis e ofereceu compensações financeiras aos Estados pelas perdas arrecadatórias.
O jornal também revelou que Lula insinuou a existência de um cartel no setor, sem adotar nenhuma medida concreta para combatê-lo.
“Talvez Lula esteja a dizer que há cartéis ou distorções na distribuição e na revenda”, pregou o editorial. “Tomou alguma atitude a respeito ou ao menos solicitou estudos a fim de verificar problemas nesse mercado? Não há notícia de tais iniciativas.”
Pão de Queijo na AirFryerArno
Tempo de preparo
45 minutos
Rendimento
25 a 30 unidades
Preparo
Fácil
Ingredientes
500g de polvilho doce
250 ml de leite integral
½ xícara de chá de óleo de girassol
400g de queijo meia cura ralado
1 ou 2 ovos (vai depender do tamanho)
1 colher de sopa rasa de sal
Modo de preparo
Ferva o óleo e o leite em uma panela. Assim que começar a ferver, desligue.
Em um recipiente, despeje o polvilho. Coloque o óleo fervido com leite por cima, desempelotando a massa, até ficar lisa.
Em um bowl, coloque a mistura de polvilho, adicione o ovo e o sal.
Acrescente o queijo. Se achar que a massa ainda está seca, coloque mais um ovo.
Mexa até ficar homogêneo, se preferir bata de 2 a 3 minutos na batedeira.
Pré-aqueça a AirFryer a 150ºC.
Faça bolinhas e espalhe na AirFryer, deixando um espaço entre elas.
Leve para assar por aproximadamente 15 minutos ou até os pães de queijo ficarem dourados.
Se preferir incrementar ainda mais o seu pão de queijo, você pode utilizar vários tipos de acompanhamentos, como: doce de leite, goiabada, requeijão, molhos variados e muito mais! Sirva-se e aproveite como preferir!
Lula até despenca junto a “velha imprensa”, que o amparou em muitas narrativas. Cada vez mais isolado, Cada vez mais cercado. Cada vez mais rejeitado. Está madurinho para deixar o cargo.