Fundada em 1888 nos Estados Unidos, a revista National Geographic não será mais vendida em bancas a partir de 2024. A decisão faz parte de um programa de cortes iniciado em abril.
Segundo comunicado, a publicação vai se concentrar no formato digital da revista e oferecerá apenas edições especiais nas bancas. Os exemplares impressos mensais serão enviados apenas a assinantes.
A National Geographic afirmou que a venda em banca representa apenas uma “pequena porcentagem da circulação mensal” da revista, de cerca de 1,8 milhão de exemplares.
Famosa pelas fotografias coloridas de todas as partes do mundo e referência mundial em fotojornalismo, a revista ganhou inúmeros prêmios desde sua fundação pela National Geographic Society, em Washington, Estados Unidos.
Na última década, o controle da National Geographic mudou duas vezes. Primeiro, foi vendida à Twenty Century Fox e, em 2019, foi adquirida pela Walt Disney. Nesse período, passou por uma série de cortes de orçamento e demissões de funcionários.
O redator sênior da revista, Craig Welch, compartilhou na quarta-feira 28, no Twitter, a sua última reportagem para a revista e escreveu que todos os redatores da Nat Geo estavam sendo demitidos.
A National Geographic confirmou as demissões e disse que “a revista recorrerá a não funcionários para escrever reportagens”. A publicação não informa quantas pessoas foram demitidas desde abril, quando entrou em prática o último programa de cortes.
“Mudanças de equipe não mudarão nossa capacidade de fazer este trabalho, mas nos darão mais flexibilidade para contar histórias diferentes e encontrar nosso público onde ele estiver em nossas diversas plataformas”, disse o porta-voz da revista, Chris Albert, em um comunicado.
E continuou: “Qualquer insinuação de que as mudanças recentes impactarão negativamente a revista ou a qualidade de nosso ‘storytelling’ é simplesmente incorreta. A National Geographic continuará a publicar uma revista mensal dedicada a narrativas multiplataforma excepcionais com impacto cultural”.
Fui assinante por vários anos. Excelente revista.