O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu 21 entrevistas exclusivas desde o início de seu terceiro mandato, de 1º de janeiro até este sábado 9. No período, foram atendidos 19 veículos de comunicação e 24 jornalistas. Os números mostram que o governo Lula tem dado preferência pela televisão, com dez entrevistas, e pelo Grupo Globo.
Segundo uma pesquisa do jornal online Poder360, o conglomerado de mídia da família Marinho e a CNN (Brasil e Internacional) foram os únicos que Lula falou mais de uma vez.
O levantamento foi realizado com base nas agências de compromissos divulgadas pelo Palácio do Planalto e na divulgação das entrevistas.
Entrevistas de Lula a rádios e jornais
Lula não concedeu mais de uma entrevista exclusiva a nenhum jornalista. O presidente deu entrevista coletiva a rádios em duas ocasiões.
A primeira coletiva foi para três emissoras de Goiás, em 15 de abril. A segunda foi para seis emissoras de seis estados da Região Norte, em 3 de agosto.
O presidente falou com exclusividade para as emissoras de rádio BandNews FM e Rádio Gaúcha, do Grupo RBS. Ele também foi entrevistado de forma exclusiva por dois veículos de comunicação online.
Mídias de outros países
Em seu terceiro mandato, Lula já viajou para 20 países, onde aproveitou para conceder entrevistas à imprensa internacional.
O presidente deu 6 das 21 entrevistas a veículos estrangeiros entre janeiro e setembro deste ano.
A primeira delas foi à CNN Internacional durante viagem aos Estados Unidos. Lula falou mais vezes com a mídia estrangeira quando foi à China, em abril, com entrevista às estatais CMG e Xinhua.
Depois, quando foi à Europa, o presidente concedeu falou exclusivamente para a TV RTP (de Portugal) e aos jornais El País (da Espanha) e Corriere della Sera (da Itália).
No último sábado 9, uma entrevista exclusiva de Lula foi ao ar pela TV indiana Firstpost.