Com a saída de Ali Kamel do comando de jornalismo da Rede Globo de Televisão, um novo nome desponta como “número 1” para ocupar a função. A emissora carioca escolheu Ricardo Villela para ser o próximo diretor-geral do núcleo da empresa.
Nos bastidores, os novos colegas de Villela celebraram o anúncio de sua promoção, feito pela TV Globo na terça-feira 29. Considerado um “quebra-galho” do setor de jornalismo, Villela está na emissora desde 2005.
Villela é o atual diretor-executivo de jornalismo. Antes, ele foi editor de política, editor-executivo e editor-chefe do Jornal da Globo, coordenador do Jornal Nacional, chefe de redação em São Paulo e diretor da redação de Brasília.
No início de 2023, ele gerenciou pessoalmente algumas demissões, realizadas em abril e maio para reduzir custos.
Diretor de redação na capital federal de 2013 a 2019, Villela passou a defender o aumento da cobertura política da empresa e contratou nomes conhecidos, como a apresentadora Andréia Sadi e a repórter Isabela Camargo — além de dar maior espaço a profissionais como Camila Bomfim, hoje âncora do Conexão, na GloboNews.
Funcionários descrevem Villela como um executivo com “total conhecimento de conteúdo”, que dialoga com todos o profissionais de redação, como repórteres, produtores e parte da área técnica. As informações são do site F5, mantido pela Folha de S.Paulo.
Dentro da Globo, não se esperam grandes mudanças em cargos fortes de comando com Villela à frente dos trabalhos diários. Porém, colaboradores da emissora acreditam em ajustes na apresentação de programas para 2024, em que o foco vai ser na cobertura das eleições municipais.
Ali Kamel vai deixar o comando do jornalismo da Globo
Com 34 anos de serviços prestados ao Grupo Globo, Kamel desempenha funções executivas na TV desde 2001 — antes, atuou no jornal O Globo.
Fora do comando do jornalismo do canal de TV, Kamel vai seguir com vínculo profissional com o Grupo Globo. Isso porque vai assumir, a partir de janeiro de 2024, função que será criada especialmente para ele: coordenador do conselho editorial da empresa de comunicação.
A saída de Kamel do cargo de diretor-geral de jornalismo da Globo abre espaço para a promoção de Ricardo Villela.
Atual diretor do canal de notícias GloboNews, Miguel Athayde passará a responder como diretor-executivo de jornalismo da Globo, cargo hoje ocupado por Villela. Com isso, Vinícius Menezes vai deixar a direção regional do Rio de Janeiro para assumir a emissora hard news. Por fim, Marcio Sternick assumirá a direção do jornalismo da Globo no Rio de Janeiro.
Sai um imbecil, entra outro. Vão trocar o 6 pela meia dúzia.
Parabéns ao novo Diretor de Distribuição de Verbas de Publicidade Federal do Desgoverno Lulista!