Na manhã deste sábado, 17, as concorrentes Globo e Record tiveram um ponto em comum: interromperam suas programações normais para cobrir a morte de Silvio Santos. Aos 93 anos, o apresentador e empresário morreu, depois de semanas internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Emissora fundada e controlada por ele, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) permaneceu com a sua grade comum por mais tempo.
Enquanto outros canais fizeram o esquema de “plantão” para registrar a morte do apresentador, o SBT manteve a programação inalterada. O canal seguiu levando ao público o Sábado Animado, que reúne desenhos.
Por volta das 11h20 deste sábado, enquanto a Record entrevistava ao vivo o diretor José Bonifácio Sobrinho, mais conhecido como Boni, a Globo relembrava momentos da carreira do animador, com direito à jornalista Maria Beltrão não conter as lágrimas ao relembrar a carreira do apresentador. No mesmo instante, o SBT exibia episódios de Scooby-Doo — como parte do Sábado Animado.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Fundado em 1981 justamente por Silvio Santos, o SBT se chamou TVS até 1990. Atualmente, é um dos poucos canais da televisão aberta do país a manter parte da programação voltada ao público infantojuvenil.
Além do Sábado Animado, a emissora exibe telenovelas infantis — como a Infância de Romeu & Julieta — e também leva ao ar o programa sob comando de Luccas Neto, irmão do influenciador digital Felipe Neto.
Plantão do SBT para lamentar a dor de Silvio Santos
Foi justamente o programa de Luccas Neto que não foi exibido neste sábado. No horário da atração, o SBT deu início ao plantão para cobrir a morte de Silvio Santos. A cobertura teve início às 11h30.
Leia mais:
Ao público, a jornalista Simone Queiroz explicou a razão de a emissora demorar para derrubar a própria programação para acompanhar os desdobramentos da morte do apresentador. “Estamos administrando a nossa dor”, disse ela. “Silvio Santos marcou o seu nome da história do país.”
Leia também: “Hospital revela causa da morte de apresentador”