O SBT comemora 43 anos nesta segunda-feira, 19, apenas dois dias depois da morte do fundador, Silvio Santos. Ele faleceu no último sábado, 17, devido a uma broncopneumonia causada por infecção de influenza (H1N1).
Internado desde o dia 1º no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Silvio estava afastado da televisão desde setembro de 2022.
No domingo 18, a emissora alterou sua programação para exibir um documentário em homenagem ao apresentador.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
A estreia do SBT, em 19 de agosto de 1981, marcou o início de uma nova era na carreira de Silvio Santos e consolidou sua posição como um dos maiores apresentadores da TV brasileira.
Filho de imigrantes judeus do extinto Império Otomano, Silvio Santos, nascido Senor Abravanel, iniciou sua trajetória como camelô, aos 14 anos, vendendo capas de plástico para títulos de eleitor.
Seu talento para a comunicação o levou ao rádio, mas ele optou por continuar como ambulante devido aos melhores ganhos.
Aos 18 anos, serviu o Exército e trabalhou como locutor em Niterói nos dias de folga. Aos 20 anos, começou a apresentar espetáculos e sorteios em caravanas de artistas em São Paulo, enquanto se formava simultaneamente como técnico em contabilidade.
Silvio seguiu na carreira artística e criou a revista Brincadeiras para Você.
Leia também: “Lula diz que Silvio o procurou com medo de ser preso”
Ascensão de Silvio Santos na televisão
Na década de 1960, Silvio estreou na TV Paulista com o programa Vamos Brincar de Forca, trajetória que o tornaria um dos maiores comunicadores do país.
Em 1963, lançou o Programa Silvio Santos, um dos primeiros sucessos que consolidou sua fama como apresentador.
Em 1971, adquiriu 50% das ações da TV Record, mas, ao renovar seu contrato com a TV Globo, aceitou a condição de não adquirir mais papéis da concorrente.
Mais tarde, comprou a emissora em nome de um amigo para manter o acordo. Em 1975, obteve a concessão da TVS e, em 1981, do SBT, com concessões em São Paulo, Belém, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Leia também: “A fazenda do Silvio Santos em Mato Grosso”
Fora da TV, o apresentador foi dono do Baú da Felicidade e do Banco Panamericano, mas vendeu sua participação nas duas empresas em 2011 ao Magazine Luiza e ao BTG Pactual.