O Supremo Tribunal Federal (STF) ignora críticas de corporativismo, ativismo e partidarismo e ainda diz que está “salvando a democracia” e “civilizando o país”. “Mas a percepção popular parece ser a de que faz o oposto”. É o afirma o jornal O Estado de S. Paulo em seu editorial de opinião desta quinta-feira, 2.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
No texto “A credibilidade do STF em queda livre”, o veículo analisa os resultados da pesquisa do PoderData de dezembro segundo a qual o número de brasileiros que consideram o desempenho da Corte “ótimo” ou “bom” diminuiu de 31% para 12%. Já os que consideram “ruim” ou “péssimo” passaram de 31% para 43%. O jornal levanta hipóteses para a opinião pública.
Confira: “Um indígena nos cárceres do STF”
“Os juízes, que deveriam garantir que a lei seja igual para todos, são especialistas em pervertê-la a seu favor”, critica o Estadão.
Além do mais, destaca o editorial, “o céu é o limite para a concentração de benefícios inimagináveis para o resto do funcionalismo; e ainda mais para os cidadãos comuns, que bancam o Judiciário mais caro do mundo”.
Descrédito do STF é maior que o do Judiciário
O Estadão enumera alguns prováveis motivos para que “o descrédito do STF seja ainda maior que o do Judiciário”, de acordo com os resultados de outras pesquisas.
Citando possível atuação com “garantismo, punitivismo, lobby e conflito de interesses”, o jornal diz que os ministros do Supremo agem como “um poder imperial”. Também exemplifica as condenações de réus confessos pela Operação Lava Jato, que foram “anuladas a rodo” por ministros.
“Eles também determinam ao Executivo políticas públicas (de câmeras em uniformes policiais até o modo de combater incêndios ou abrigar moradores de rua) e até reescrevem leis (sobre aborto, drogas, internet e demarcação de terras indígenas, entre outros temas)”, frisa a publicação.
O Estadão finaliza com um alerta ao Supremo: “Se continuar semeando vento, que não se surpreenda quando colher tempestade”.
Leia também: “Países extraditam assassinos, não cidadãos comuns, diz defesa de Oswaldo Eustáquio”
Kkkkkkkkkkkk Credibilidade kkkkkkkkkkk
90% de quem votou nunca leu o regimento interno do STF, nunca estudou direito, e se informa por rede social em matéria de 3 linhas………
Igual 98% de quem vai comentar aqui pra falar mau de mim kkkkkkk
Não tem jeito, não dá mais pra confiar….é bater o olho e a credibilidade ir pros quintos…R.I.P justiça brasileira
O judiciário mais caro do mundo com míseros 12% de aprovação? A corte deve esta muito feliz com este alto índice de aprovação… deve ser o reconhecimento do povo (a quem deveriam servir e por quem são pagos) pelos serviços prestados. rsrs
Pode estar salvo de muitas coisas como por exemplo todos SEREM PRESOS, MAS NAO ESTARAO SALVOS PRA IREM PROS QUINTOS DOS INFERNOS LEVAREM ENRABADA TODOS OS DIAS DO DEMÔNIO ISSO EU GARANTO E DESEJO.
Na verdade aquelas pessoas assentadas naquelas cadeiras da suprema corte não são juízes. Parece que isso está muito claro às pessoas. São militantes de extrema esquerda, alguns vindos de movimentos revolucionários, adrede indicados à corte para implementar o socialismo bolivariano, através de expurgos, prisões, perseguições, buscas e apreensões e bloqueio de contas bancárias e subtração do numerário.
Como foi que os integrantes do STF se tornaram TÃO repugnantes? Duvido que consigam colocar os pés na rua e conviver com gente normal, fora da bolha deles. DUVIDO!
Esse é dinheiro público jogado no lixo, 11 “deuses ” que juntamente com os partidos políticos, ajudam a destruir o país , em breve seremos um Somália .
O ESTADÃO TEM A SUA COTA DE RESPONSABILIDADE NISSO AI. AGORA VEM DIZER QUE NAO SABIA ??? TÁ!!
Este é o país das narrativas, o chiqueiro que dizem república de forma descarada, cínica e criminosa mente aos manés suas vítimas preferenciais cujo único direito é ser massacrado e humilhado pela ditadura comuNAZIsta em claro curso já nos últimas atos de implantação do projeto imundo e assassino de Zé Dirceu visto por todos menos pelas “otoridades” que também viraram ditadores … rabo de mané vai arder !!!…
Os americanos já deram a resposta a esse tipo de jornalismo vendido. Não enganam mais ninguém. Essas pautas de inclusão de generos, clima, meio ambiente, etc. é só cortina de fumaça para enganar trouxas. Enquanto isso corruptos e crime organizado tomaram conta da maquina pública. A Lava Jato acabou quando se aproximou do Sistema Financeiro e do Poder Judiciário, sem o qual toda essa bandalheira não existiria.
A lava jato era do poder judiciário criatura kkkkkkkkkk cada coisa que eu leio…..
Infelizmente, O Estadão é parte ativa e fundamental para a tomada de poder do crime organizado. Fez parte do conluio, da trupe, foi integrante do consórcio de mídias venais, corruptas e traidoras capitaneada pela GloboLixo.
Vê, lê, comenta, patrocina, republica, comenta, financia …, de alguma forma contribuindo para a permanência dessa mídia, somente aqueles que concordam com ela e, consequentemente, com a entrega do Brasil ao crime e ao estrangeiro!
“A mentira dita mil vezes vira verdade” … Joseph Goebells Sinistro da Propaganda de Hitler … e o chiqueiro Brazyllis tem mil Goebells !!!