O apresentador e analista político da CNN Brasil William Waak foi mais um dos profissionais de comunicação a criticarem erros graves nas formulações das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado em todo o país neste domingo, 5.
Os professores responsáveis pela elaboração de uma das questões cometeram duas falhas graves, segundo o âncora, durante o programa WW, na noite desta segunda-feira, 6.
Os formuladores da prova ofenderam uma parcela significativa dos acadêmicos, dos técnicos, dos professores e dos pesquisadores que contribuíram para “as notáveis histórias de sucesso do Brasil na agricultura e na indústria aeronáutica”.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Waack: O Enem e o atraso mental do Brasil pic.twitter.com/lECB3cRfX9
— CNN Brasil (@CNNBrasil) November 7, 2023
Mentiras sobre o agronegócio
A questão de número 89, que trata da atuação do agronegócio no Cerrado, aborda o setor com fatores negativos. O texto argumenta que os produtores rurais cometem “violência simbólica, superexploração, chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”.
Um dos setores mais importantes da economia brasileira e responsável pela produção de alimentos, o agronegócio foi retratado como “um ambiente de exploração, negligência em relação à saúde humana e à do planeta”.
“Esses professores independentes, na verdade, independentes de qualquer rigor e honestidade intelectual, submeteram os jovens a uma tortura ideológica, especialmente no que diz respeito à agroindústria”, disse Waack.
O jornalista também destacou que o texto de um veículo de comunicação “obscuro”, que serviu de base para uma pergunta no Enem, ofendeu até mesmo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um órgão estatal, e os programas de biocombustíveis.
Os formuladores das questões do Enem alegam que a Embrapa e os programas de biocombustíveis prejudicam a classe camponesa.
Ideias errôneas no Enem
Os equívocos factuais na prova do Enem, os clichês e chavões ideológicos não foram os piores problemas, conforme destacou Waack. “O maior problema é ensinar os jovens a pensar de maneira equivocada”, disse.
O jornalista lembrou que a pesquisa, a tecnologia e a capacitação de pessoas, iniciadas e conduzidas por instituições estatais, como a Embrapa e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/Embraer), permitiram ao país construir aeronaves vendidas em todo o mundo. Isso transformou o Brasil em uma superpotência no agronegócio.
Ao encerrar o comentário, Waack diz que as ideias equivocadas, “promovidas por esse tipo de abordagem ideológica, explicam muito das nossas dificuldades em crescer e prosperar”. “Isso representa um atraso intelectual em nosso país”, concluiu.
Na minha opinião estes jornalistas/comentaristas….que fizeram o L, ou são analfabetos funcionais (só para lembrar, pt esteve no governo antes por 14anos) ou não estão vendo a cor do $$$$$$$$$, por isso estão criticando.
Parabéns ao Sr. WW, o artigo é perfeito. Analisei algumas das questões do ENEM só que as desse ano estão obrigando os estudantes, à marginalizar a classe produtiva responsável por gerar empregos no país. É nítido o quão maléfico é deixar incompetentes, com perfil ideológico, preparar um exame dessa magnitude! Lastimável!
O ápice de tudo isso, a grande cantora Ludmila, convidada para cantar o hino nacional no GP Brasil de formula um, esqueceu a letra, fiasco, vergonha! O que dizer então, da juventude que idólatra isso. Resultado de 30 anos de gestão da esquerda na educação, resultado, emburrecimento da população.
Surpreende o fato do WW desconhecer o fato de que a esquerda jamais esteve interessada em levar aos jovens uma educação de qualidade capaz de prepará-los para os desafios da vida real ou municiá-los com conhecimento que ponha o país em um nível razoável de competitividade. É só empurrar o Marxismo goela a baixo e produzir hordas de imbecis que sempre serão facilmente manipulados de forma a se tornarem reprodutores da ideologia nefasta do comunismo.
Se. Elias nem isto os auto intitulados intelectuais de esquerda sabem fazer por jamais terem se dado ao trabalho de ler O Capital. Simplesmente dizem o que ouviram sobre o assunto e ruminam o que ouviram.
Nossa descobriu agora a pocilga que ajudou tanto a eleger????? Faz o L amigão, faz o L e durma pensando no que ajudou tanto o Brasil transformar-se.
Fez o “L”, tá reclamando ?? Ainda não pingou o patrocínio ?? Pediu tanto , agora aproveita.
Waack, você fez o “L”. Good bye, boy. Better luck next time. If any…
E dispensável ficar questionando quem apoiou quem.
O importante, é que aos pouco, independente de quem apoiou, os profissionais estão a despertar.
De qualquer maneira, as informações vão circulando…
Nunca, em momento algum, há quase 50 anos, quando do regresso ao Brasil de Leonel Brizola, FHC, Darcy Ribeiro, Betinho, …, se podia esperar algo diferente.
Mais tarde todos envoltos na política, a única coisa que sabiam produzir: blá, blá, blá!
Mais tarde Paulo Freire se torna o Patrono da Educação; esperar o quê?
Todos nós sabíamos do que iria dar a destruição perene e progressiva do indivíduo Bolsonaro, dos seus, de seus operadores e de tudo que pudesse ter alguma influência dele. Destruição que vinha sendo feita pela mídia mainstream e seus artistas top, por centenas políticos ignorantes e/ou corruptos, pelos operadores da Justiça já idiotizados e boa parcela dos acadêmicos. Estranhar? Criticar? Comentar sabendo das possíveis consequências, é hipocrisia!
Famoso “mundo não gira, ele capota” seu WW…
Agooooooora William Waack volta a atuar (acho q é o melhor verbo) como fazia durante os governos petistas!
Só q precisa ter em mente q apoiou esta campanha e sua credibilidade escoou pelo ralo! Certamente sabia como seria!
Pena! Outrora, bem outrora, um ótimo jornalista!
Nem William Waack nem CNN tem credibilidade em noticiar tal obviedade, pois já sabiam do que se tratava o “pacote” que vinha com o atual desgoverno assumindo. Merecem o ostracismo do público.
Concordo!
As provas do ENEM no governo Bolsonaro não tinham essa estupidez. Agora vem o Sr. Waack meter o cacete no governo Luladrão q ele ajudou a eleger. Waack foi um crítico ferrenho e injusto ao governo anterior. Todas as pessoas de bem e q não ofuscam sua inteligência com ideologia sabiam q a volta do PT quadrilha ao governo federal representaria isso tudo q temos visto. O ENEM ideologizado por óbvio q viria como veio. Waack deveria se abster de fazer esses comentários, pois ele, como poucos, sabia o q esperava o Brasil. Mas nos últimos 4 anos falou alto sua veia da rede Globo e sabe-se lá mais o q. Era aquela baboseira diária de ataque à democracia e ao estado democrático de direito e hoje vendedor de algodão q estava em Brasília naquele quebra-quebra está pegando 17 anos de cadeia em regime fechado sem ter como recorrer. Estado democrático de direito Sr Waack!
Sehr gut!!!
Concordo! Plenamente! Foi ferrenho e injusto!
E fez parte do teatro q levou esse desgoverno ao poder, incluindo da narrativa tosca contra manifestantes pacíficos!