Mais de cem pessoas morreram numa explosão em uma refinaria de petróleo clandestina no sul da Nigéria.
A explosão ocorreu na noite de sexta-feira 22, em um ponto clandestino entre os Estados de Rivers e Imo, informou a polícia.
“O incêndio ocorreu em uma instalação ilegal e afetou mais de cem pessoas”, disse à agência de notícias AFP, o comissário estatal para recursos petrolíferos, Goodluck Opiah,
Testemunhas relatam que a região da explosão ficou repleta de veículos e tambores (usados para transportar o petróleo roubado) carbonizados.
Uma investigação foi aberta para determinar o que causou a explosão, de acordo com o chefe da Agência Nacional de Detecção e Resposta à Transferência de Petróleo, Idris Musa.
“As investigações estão em andamento e o incêndio que começou depois da explosão foi parcialmente controlado”, disse ele.
Essa é a mais recente de uma longa série de incidentes do tipo no país, o maior produtor de petróleo da África. Na região petrolífera do Delta do Níger, criminosos de algumas comunidades locais vandalizam rotineiramente oleodutos para transferir e roubar petróleo, que é refinado em locais clandestinos para depois ser revendido no mercado paralelo.
A Nigéria obtém 90% da receita nacional com as exportações de petróleo. Segundo fontes do setor, o país perde cerca de 200 mil barris por dia devido ao vandalismo, com o roubo e a transferência ilegal do produto.
A pior explosão de um oleoduto na Nigéria ocorreu em outubro de 1998, na cidade de Jesse, no sul do país, causando mais de mil mortes entre seus habitantes.
Investigação que, não vai dar em nada.
Burrice também mata
Já perdi as contas de acidentes como este no mesmo local. O que adianta produzir e refinar tanto petróleo se a população recorre a esse tipo de saque? O primeiro que tive notícia, foi em 2006, provocou a morte de mais de 500 pessoas.