Uma festa de Halloween no bairro de Itaewon, em Seul (Coreia do Sul), terminou com cerca de 146 pessoas mortas na manhã deste sábado, 29. Conforme a polícia, as vítimas tiveram paradas cardíacas e dificuldades respiratórias. Cerca de 150 pessoas ficaram feridas.
Até o momento, as autoridades não descobriram o que gerou a tragédia. Uma das linhas de investigação é que as vítimas foram esmagadas depois que uma multidão se aglomerou em uma rua estreita.
Nas redes sociais, muitos moradores publicaram imagens de corpos cobertos por sacos e socorristas afastando as pessoas que tentavam se aproximar.
De acordo com a agência de notícias Reuters, às 23h30 (11h30 no horário de Brasília), dezenas de pessoas estavam recebendo ressuscitação cardiopulmonar, para garantir a oxigenação dos órgãos corporais.
Em seguida, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, enviou uma equipe médica de emergência para o local. Além disso, ordenou que os leitos de hospital ficassem prontos para tratar os feridos.
Así fue la estampida humana registrada hace unas horas en Itaewon, en Seúl, Corea del Sur, que hasta el momento ha dejado un número indeterminado de personas con diversas lesiones.
Hay al menos 50 personas que sufrieron paros cardiorrespiratorios.pic.twitter.com/ahau0yLsyT— Janosik García (@Janosikgarciaz) October 29, 2022
Conforme A BBC News, cerca de 100 mil pessoas estavam celebrando o Halloween. Essa foi a primeira grande comemoração local sem máscaras desde o início da pandemia de covid-19.
O bairro possui diversos restaurantes e bares, sendo popular entre os estrangeiros na cidade. Segundo o jornal Washington Post, há dez anos as maiores festas de Halloween da cidade ocorrem no local. Essa é a pior tragédia do país desde 2014. Na ocasião, uma balsa afundou e mais de 300 pessoas morreram.
Relacionadas