Você gostaria de levar sua família para jantar em um restaurante construído debaixo d’água? Em alguns países, isso é possível.
1) Submerso ao Largo da Costa de Lindesnes, no extremo sul da Noruega, o Adventurous Mee é o primeiro restaurante subaquático da Europa — e também o maior do mundo. A dezesseis metros abaixo do nível do mar, os clientes podem desfrutar de iguarias locais enquanto observam os peixes nadando através de uma janela panorâmica.
2) Localizado no Resort Villa Escudero, nas Filipinas, o Waterfalls Restaurant pede que os visitantes não entrem calçados. Calma, isso não tem nada a ver com preconceito nem nada do tipo. A razão para essa medida é que o local está instalado entre uma cachoeira e um rio.
3) The Rock fica em cima de uma rocha fincada na Costa Leste da Ilha Unguja, no arquipélago de Zanzibar, na Tanzânia. Dependendo do horário, os clientes só podem chegar ao local a pé ou de barco. Os visitantes podem beber coquetéis no pátio de trás do restaurante, que, em certas horas, é cercado por água turquesa.
4) O REM Eiland Restaurant nem sempre foi uma estranheza arquitetônica instalada no Porto de Amsterdã, na Holanda. A torre vermelha e branca, de 25 metros de altura, era originalmente uma estação de rádio e TV pirata. Agora, a clientela pode usar o local como restaurante.
5) Para entrar no Ithaa Undersee Restaurant, nas ilhas Maldivas, os visitantes precisam descer uma escada em formato espiral. Quando chegam ao estabelecimento, encontram um telhado curvo como um túnel. Protegido a cinco metros abaixo do nível do mar, o Ithaa é um edifício de acrílico que só acomoda 14 clientes. Ele oferece uma visão panorâmica de 270 graus.
6) O Subsix Restaurant fica no Resort Aquum, também na República das Maldiívas. O local, instalado entre duas ilhas privadas, está a seis metros abaixo da superfície do Oceano Índico. A entrada é discreta, com apenas um misterioso par de portas no topo de uma pequena doca. O edifício, construído em terra e depois afundado sob as ondas, está no centro de um recife de coral.
Perdi algum tempo pesquisando a satisfação daqueles que visitaram a República das Maldiívas e fiquei decepcionado com vários relatos. Num exemplo de plano de estadia, você vai gastar R$4.500,00 por noite/pessoa e poderá ter muita decepção.
Entre as reclamações estavam cobrança duplicada e proibição de sair da ilha caso não pagasse. Um caso de um pai que levou seus 3 filhos e um deles quase ficou com um problema neurológico permanente por conta de uma bactéria encontrada na comida do resort. Reclamações de falta de água quente, de ar condicionado quebrado, etc.