A Justiça italiana condenou no sábado 6, 70 membros da ‘Ndrangheta — nome do grupo mafioso mais poderoso do país. Esse é o maior julgamento contra a máfia desde o fim dos anos 1980.
O juiz Claudio Paris leu os vereditos contra os acusados na grande sala de audiências da cidade de Lamezia Terme, sul da Calábria, onde é realizado desde janeiro o julgamento contra os supostos membros da ‘Ndrangheta e seus colaboradores.
Ainda há 355 réus para julgar e o processo deve levar mais de dois anos. As investigações duraram anos e culminaram em operações de busca em dezembro de 2019.
A ‘Ndrangheta, que atua na região mais pobre da Itália, a Calábria, controla a maior parte da cocaína que chega à Europa.
“Dos 91 acusados, 70 foram condenados”, informou a agência de notícias italiana AdnKronos, assinalando que os absolvidos tinham menos responsabilidades.
Alguns dos mais perigosos receberam a pena máxima, de 20 anos, solicitada pelos promotores. Cerca de um terço do grupo foi condenado a dez anos ou mais.
Se fosse em Pindorama, a excelsa corte já estaria com os hc prontos ou iria anular o julgamento…