Uma italiana sobrevivente da Segunda Guerra Mundial ganhou um presente especial na última quinta-feira, 28, em seu aniversário de 90 anos. Meri Mion recebeu um bolo do Exército dos EUA, em gesto simbólico por um prato que havia sido furtado da casa da aniversariante no fim do conflito.
O episódio da Segunda Guerra aconteceu há 77 anos, perto da cidade de Vicenza, na aldeia de San Pietro in Gù. Tropas dos EUA invadiram uma casa na localidade e resolveram se servir de um bolo que estava à disposição no parapeito de uma janela. O doce havia sido feito em comemoração ao 13º aniversário da então adolescente Meri.
Naquela noite de 1945, a menina italiana passou a noite escondida com a mãe no sótão de sua fazenda, em razão dos tiros que ouviram na região. Naquele dia, alemães bateram em retirada, depois do avanço de tropas norte-americanas.
A homenagem desta semana para a sobrevivente de guerra foi promovida por soldados de uma base dos EUA na Itália. Meri Mion recebeu o bolo e se comoveu com os soldados norte-americanos cantando ‘Parabéns a você’, tanto em italiano como em inglês.
“Amanhã, vamos comer essa sobremesa com toda a minha família lembrando desse dia maravilhoso que nunca vou esquecer”, afirmou a italiana sobre o aniversário de 90 anos, comemorado na sexta, 29.
BONITO GESTO….ATÁ A GUERRA TRAZ MOMENTOS DE HUMANISMO E RESPEITO
Coisa linda, comovente, uma menina de 13 anos teve seu bolo “devorado”, seria injustiça dizer que foi roubado em plena guerra. Hj a menina de 90 anos o teve de volta…. é muito amor e sensibilidade dada a essa senhora pelo Exercito Americano por este simbolismo.