A COP26 mostra-se um espetáculo grotesco de extravagância e hipocrisia

É o que afirma Brendan O’Neill, da Spiked, em artigo publicado na Edição 85 da Revista Oeste
-Publicidade-
A COP26 é um espetáculo grotesco, segundo Brendan O'Neill
A COP26 é um espetáculo grotesco, segundo Brendan O'Neill | Foto: Reprodução/Redes sociais

Em artigo publicado na Edição 85 da Revista Oeste, Brendan O’Neill argumenta que a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) mostrou-se um espetáculo grotesco, com níveis de extravagância e hipocrisia dignos de Versalhes.

Leia um trecho

“Os ricos, os poderosos e as pessoas cheias de virtude e soberba estão se reunindo em Glasgow para palestrar para o restante de nós sobre como nós estamos prejudicando o planeta com todo o nosso lixo e a nossa arrogância. Eles chegaram em seus jatos particulares para lamentar a tragédia das emissões da indústria aeronáutica. Farão refeições cinco estrelas nos intervalos de questionar se as pessoas devem comer menos carne. Repousarão a cabeça cheia de virtudes e cansaço em travesseiros fofos e sedosos depois de longos dias discutindo como conter as aspirações materiais das massas. O evento promete ser uma das demonstrações mais desagradáveis de arrogância oligárquica dos últimos tempos.

-Publicidade-

É como se as elites estivessem apenas rindo na nossa cara agora. No outro dia, vimos Patrick Vallance, conselheiro-chefe para assuntos científicos do Reino Unido, dizendo que todo mundo terá de comer menos carne e andar menos de avião se quisermos controlar essa coisa da mudança climática. Um pouco depois, foi noticiado que cerca de 400 jatos particulares voariam para a COP26, levando líderes mundiais e executivos de grandes empresas para os ambientes luxuosos nos quais torceriam suas mãos bem-cuidadas, preocupados com os crimes de carbono da humanidade. As pessoas comuns são induzidas a sentir culpa por fazer uma miserável viagem de avião por ano para fugir das atribulações e das instabilidades da vida na sociedade capitalista por uma ou duas semanas, enquanto aqueles que bebem champanhe em aviões que custam 10 mil libras de aluguel por hora podem posar como defensores hiperconscientes da pobre Mãe Natureza.”

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 85 da Revista Oeste vai além do artigo de Brendan O’Neill. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Branca Nunes, Roberto Castelo Branco, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Rodrigo Constantino, Gabriel de Arruda Castro, Paula Leal, Dagomir Marquezi, Cristyan Costa e Evaristo de Miranda

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.