Em sua coluna publicada na Edição 65 da Revista Oeste, Dagomir Marquezi explica por que a Rússia de Vladimir Putin está transformando uma região de paraíso natural em foco de perigosa instabilidade para o resto do mundo.
“Um ecossistema vital para o planeta está sob ameaça, assim como suas populações indígenas. Não é a Amazônia. É o Ártico, que aparentemente não tem tanto prestígio entre ONGs e astros de Hollywood”, afirma o colunista.
LEIA OUTRO TRECHO:
“A Federação Russa agora está militarizando sua costa ártica rapidamente. A quem reclama, Vladimir Putin responde com o óbvio: o território é deles. Segundo um estudo recente do Congresso dos EUA, os russos estão ocupando todos os espaços possíveis: novas brigadas, reformas de campos de aviação, bases militares, portos de águas profundas, radares e mísseis. Bases que estavam desativadas desde o tempo da Guerra Fria estão sendo reequipadas e modernizadas. Vladimir Putin fez do Ártico uma vitrine para o crescente poderio militar russo.
Até agora as relações formais entre a Rússia por um lado e os países ocidentais por outro (EUA, Canadá e países nórdicos) se desenvolveram num ambiente pacífico e de cooperação no Ártico. Todos colaboram em setores como serviços de salvamento e tráfego marítimo e ações conjuntas a ser tomadas em caso de desastre ambiental.”
REVISTA OESTE
Além do artigo de Dagomir Marquezi, a Edição 65 da Revista Oeste traz reportagens especiais e textos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Silvio Navarro, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Evaristo de Miranda, entre outros.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.