A Nova Guerra (muito) Fria do Ártico

Vladimir Putin fez da região 'uma vitrine para o crescente poderio militar russo', diz o colunista Dagomir Marquezi
-Publicidade-
Federação Russa agora está militarizando sua costa ártica rapidamente
Federação Russa agora está militarizando sua costa ártica rapidamente | Foto: Shutterstock

Em sua coluna publicada na Edição 65 da Revista Oeste, Dagomir Marquezi explica por que a Rússia de Vladimir Putin está transformando uma região de paraíso natural em foco de perigosa instabilidade para o resto do mundo.

“Um ecossistema vital para o planeta está sob ameaça, assim como suas populações indígenas. Não é a Amazônia. É o Ártico, que aparentemente não tem tanto prestígio entre ONGs e astros de Hollywood”, afirma o colunista.

LEIA OUTRO TRECHO:

-Publicidade-

“A Federação Russa agora está militarizando sua costa ártica rapidamente. A quem reclama, Vladimir Putin responde com o óbvio: o território é deles. Segundo um estudo recente do Congresso dos EUA, os russos estão ocupando todos os espaços possíveis: novas brigadas, reformas de campos de aviação, bases militares, portos de águas profundas, radares e mísseis. Bases que estavam desativadas desde o tempo da Guerra Fria estão sendo reequipadas e modernizadas. Vladimir Putin fez do Ártico uma vitrine para o crescente poderio militar russo.

Até agora as relações formais entre a Rússia por um lado e os países ocidentais por outro (EUA, Canadá e países nórdicos) se desenvolveram num ambiente pacífico e de cooperação no Ártico. Todos colaboram em setores como serviços de salvamento e tráfego marítimo e ações conjuntas a ser tomadas em caso de desastre ambiental.”

REVISTA OESTE

Além do artigo de Dagomir Marquezi, a Edição 65 da Revista Oeste traz reportagens especiais e textos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Silvio Navarro, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Evaristo de Miranda, entre outros.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site