O corredor e tenente da Marinha brasileira Adalberto Cardoso não deixou a falta de dinheiro impedi-lo de participar da Olimpíada 1932, em Los Angeles. Para competir nos Jogos, o atleta fugiu de um navio e pegou carona por 600 km a partir de São Francisco.
A saga fez Cardoso chegar ao estádio dez minutos antes de começar a prova dos 10 mil metros. De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro, o atleta mal teve tempo de vestir o uniforme e não conseguiu pôr um calçado. Por esse motivo, tornou-se o primeiro competidor a correr descalço em uma Olimpíada moderna.
Por que Cardoso teve de fugir do navio?
O país quase não participou dos Jogos Olímpicos de 1932, em razão da falta de dinheiro. Para financiar suas participações na disputa, os atletas tiveram que vender café nos portos ao longo da travessia. Eles receberam a doação de 50 mil toneladas do grão para completar a saga.
O desembarque em Los Angeles gerava a taxa de US$ 1. Por esse motivo, ao longo do trajeto os competidores decidiram que nem todos os atletas poderiam descer do navio — o dinheiro seria empregado apenas com aqueles com mais chances de subir ao pódio. Cardoso deu um jeito de burlar a decisão.
Brasil na Olimpíada de Los Angeles
Ao todo, 82 atletas embarcaram com destino aos Jogos Olímpicos de 1932. Contudo, apenas 66 participaram das disputas. Eles estavam distribuídos em cinco modalidades: atletismo, natação, polo aquático, remo e tiro esportivo. Ainda assim, o país terminou a Olimpíada de Los Angeles sem a conquista de medalhas.